A Polícia Militar de São Paulo firmou parceria com o Google para otimizar o combate aos roubos e furtos de celulares. A iniciativa, que será implementada nos dispositivos móveis dos policiais, foi divulgada na terça-feira (10.jun.2025) em um evento para desenvolvedores, na capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segurança pública em São Paulo avança com tecnologia, integração e respeito ao cidadão. Essa parceria entre a PM e o Google é mais uma ferramenta importante para combater o crime e proteger a população, destacou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
A ferramenta possibilitará que os policiais, no atendimento de ocorrências, realizem remotamente o bloqueio de dispositivos roubados ou furtados, conforme a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM. A funcionalidade será ativada mediante solicitação da vítima, que deverá fornecer as informações necessárias para o funcionamento do serviço.
LEIA TAMBÉM!
Adicionalmente, além de inutilizar o equipamento, os policiais podem ajudar a vítima a determinar sua localização em tempo real, emitir um ruído para facilitar a identificação ou, se necessário, excluir todos os dados. Todas as ações devem ser registradas pelo oficial.
A nova funcionalidade, que operará por meio do Google Localizador, será integrada aos terminais portáteis de dados dos policiais, que iniciarão o período de instrução nesta semana. O serviço poderá ser ativado em celulares com sistema operacional Android, que corresponde a mais de 80% dos dispositivos.
A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação ressalta que o emprego de terminais portáteis de dados é uma ação de suporte imediato à vítima e não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, informando o IMEI do aparelho, nem a investigação policial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo, 24.700 aparelhos foram roubados. Essa quantidade representa uma redução de 12,9% em relação ao período de janeiro a abril de 2024.
Com informações da Agência São Paulo.
Fonte por: Poder 360