Taku Eto renunciou ao cargo de ministro da Agricultura do Japão nesta quarta-feira (21.mai.2025), três dias após proferir declarações consideradas inadequadas acerca do preço do arroz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele afirmou, durante um evento político, que “nunca precisou comprar arroz”, devido a sempre receber o produto de graça.
Eto declarou ter feito um comentário inadequado, em um momento em que os cidadãos estão enfrentando o aumento dos preços do arroz, após apresentar sua carta de renúncia.
LEIA TAMBÉM!
O incidente ameaçou a estabilidade política do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, em um período de menos de dois meses das eleições de julho. O arroz é um alimento fundamental na alimentação da população japonesa.
A partir de março, o governo tem adotado medidas de controle de preços, porém os resultados até o momento foram restritos. Não se estabeleceu se essas políticas serão mantidas ou alteradas com a mudança na direção do Ministério da Agricultura.
A saída de Eto representa a primeira baixa no gabinete liderado por Ishiba, ocorrida em outubro de 2024. Seu substituto ainda não foi definido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Poder 360