Senacon envia outra notificação para a Enel sobre apagões em SP
09/11/2023 às 1h24
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Enel para prestar esclarecimentos sobre a ausência da prestação do serviço à população afetada pela falta de energia em São Paulo.
Cerca de 107 mil clientes seguem sem energia elétrica após danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde de sexta-feira (3). A falta de energia já dura cinco dias. Segundo a empresa, a expectativa era normalizar o fornecimento de energia até terça-feira (7).
A Enel, empresa que fornece energia na região, respondeu à Senacon dizendo que a previsão do tempo não previu ventos tão fortes e isso dificultou a resposta imediata diante do problema.
De acordo com a empresa, ela possui procedimentos especiais para lidar com eventos importantes, como o que aconteceu no último fim de semana. Esses procedimentos são baseados em um algoritmo chamado matriz de impacto.
Diante da resposta da Enel, a Senacon afirmou que expediu uma nova notificação em aditamento à anterior, solicitando à empresa que comprove aquilo que declara.
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De acordo com a Secretaria, a resposta da Enel é apenas uma alegação sem qualquer prova de sua veracidade.
Hoje, o presidente da Enel, Max Xavier Lins, disse que estão focando em primeiro lugar no fornecimento de energia para lugares como hospitais, estações de elevação de água, instalações do governo e escolas. Também estão atendendo às áreas com mais problemas.
“No final, os clientes que estão nos circuitos de baixa tensão são os últimos a serem atendidos. Por isso, essa parte final tende a demorar um pouco mais. Quando temos que refazer um circuito de média tensão, pelo qual passam 15 mil clientes, é diferente. No caso dos circuitos de baixa tensão, precisamos abordar individualmente cada cliente.”