Senado aprova destinação de recursos de empresas públicas para ações de combate ao uso de drogas

Nova emenda estabelece a aplicação de 0,05% da receita líquida para iniciativas de promoção da conscientização; a medida reforça o papel social das empr…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, na quarta-feira (25), o projeto de lei que exige que as empresas estatais destinem uma parcela de sua receita bruta para campanhas de prevenção ao uso de drogas. A proposta original, de Marcos Pontes (PL-SP), foi modificada por Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que expandiu o alcance da medida e estabeleceu valores determinados a serem investidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas públicas e sociedades de economia mista devem investir 0,05% da receita bruta do exercício anterior em campanhas de conscientização sobre os riscos do uso de drogas. Se as empresas utilizarem o limite adicional previsto em lei para gastos com publicidade, esse percentual poderá subir para 0,2%.

A justificativa da emenda ressalta que a expansão do financiamento a tais ações reforça o papel social das estatais e potencializa o alcance das políticas públicas de prevenção. “Campanhas bem estruturadas são ferramentas eficazes para informar, prevenir e sensibilizar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos do uso de substâncias psicoativas”, argumentou Mecias.

LEIA TAMBÉM!

A proposta também prevê que a União destine 10% da verba publicitária do governo federal exclusivamente para ações de prevenção às drogas. Com a aprovação na CAE, o projeto agora será analisado pela Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado em definitivo, o texto pode representar um reforço significativo nas ações nacionais de combate às drogas, promovendo maior engajamento das estatais em campanhas educativas e de conscientização, além de contribuir para reduzir os índices de dependência química no país.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile