Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Senado critica projeto de lei por meio de iniciativa ambientalista

Senado critica projeto de lei por meio de iniciativa ambientalista

A sessão plenária da Câmara deve decidir sobre o projeto que modifica as normas do setor na quarta-feira (21).

Por: Redação ZéNewsAi

20/05/2025 22:55

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A flexibilização do processo para a emissão de certas licenças ambientais preocupa uma ala – ainda que minoritária – no Senado Federal. Em especial, os senadores governistas mais ligados à defesa do meio ambiente. O projeto de lei que altera regras e estabelece um marco de licenciamento ambiental está previsto para ser votado nesta quarta-feira (21) no plenário da Casa.

Analistas denominaram o texto como “mãe de todas as boiadas” devido à sua grande permissividade em relação às flexibilizações.

Ainda apontam para um risco de conflito ambiental. Com maior autonomia na concessão de licenças, estados e municípios poderiam competir, diminuindo padrões para atrair investimentos, consideram. Adicionalmente, poderiam se tornar mais suscetíveis à pressão política, avaliam.

Leia também:

Lula e Trump se encontram em Washington: diálogo e cooperação fortalecem laços!

Lula e Trump se encontram em Washington: diálogo e cooperação fortalecem laços!

STJ Inicia Investigação Explosiva Contra Ministro Buzzi em Acusações de Importunação!

STJ Inicia Investigação Explosiva Contra Ministro Buzzi em Acusações de Importunação!

Operação Expõe Esquema de Fraudes no Judiciário Goiano: Lula e Moro em Alvo?

Operação Expõe Esquema de Fraudes no Judiciário Goiano: Lula e Moro em Alvo?

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), uma das relatores do projeto, pretende votar a matéria nesta quarta-feira no plenário. Contudo, parte dos governistas tenta postergar a análise da matéria para a semana seguinte, buscando apresentar uma série de alterações ao texto. A tendência atual é que a maioria das sugestões seja rejeitada.

Após mais de 20 anos de tramitação no Congresso, o projeto avançou nesta terça-feira (20) ao ser aprovado em duas comissões — uma do Meio Ambiente e a da Agricultura. Caso seja aprovado no Senado, ainda precisará passar por nova análise na Câmara dos Deputados.

Uma das principais alterações se refere à licença ambiental por adesão e compromisso, chamada LAC. Ela será simplificada e emitida com base na autodeclaração do empreendedor, contanto que sejam cumpridos requisitos pré-estabelecidos.

Empreendimentos de pequeno e médio porte, com baixo ou médio impacto ambiental, poderão emitir essa declaração. O desmatamento de vegetação nativa ainda necessitaria de autorização específica, mas quatro tipos de atividades agropecuárias – incluindo a pecuária extensiva – ficariam isentas de determinados licenciamentos.

A proposta também eleva a sanção para aqueles que constroem sem a autorização dos órgãos ambientais competentes, que passaria a ser de seis meses a dois anos, além da possibilidade de multa.

Um conjunto de frentes parlamentares, que englobam o setor produtivo, com destaque para o da agropecuária, declara que o projeto representa um avanço de racionalidade, modernização e equilíbrio.

O crescimento e o desenvolvimento no Brasil estão travados atualmente devido ao licenciamento ambiental. Atualmente, almejamos simplificar o licenciamento ambiental em todo o país em todas as áreas. “Desenvolvimento pelo Brasil sem descuidar das questões ambientais”, declarou o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Em último caso, integrantes da base aliada de Lula, mais próximos da ala ambiental, mencionam o recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de vício de inconstitucionalidade no projeto.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já classificou o projeto como “grande retrocesso” e “desmonte” dos processos de licenciamento no país. Na terça-feira, petistas argumentaram que o direito ao meio ambiente equilibrado também está previsto na Constituição.

O licenciamento ambiental é uma das maneiras que o Estado brasileiro utiliza para garantir e assegurar esse direito constitucional, afirmou o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
legislação ambientalMarco Legal Ambiental
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

EUA, Rússia e China em crise: ONU deve mediar negociações urgentes sobre armas nucleares!

06/02/2026 9:41 | 2 min de leitura

● Fies 2026: Vagas Premiadas e Oportunidade Única para Estudantes!

06/02/2026 9:50 | 2 min de leitura

● Jeff Bezos Revela: Segredo Chave para Alcançar Seus Objetivos Profissionais!

06/02/2026 10:55 | 2 min de leitura

● Nancy Guthrie: Família Recebe Confirmação Crucial e FBI Oferece Recompensa!

06/02/2026 8:57 | 2 min de leitura

● Bolsonaro em Tratamento Contínuo? Laudo da PF Revela Detalhes Surpreendentes

06/02/2026 12:07 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!