Senado dos EUA vota a favor de amplo pacote econômico de Trump

Proposta de lei de impostos e gastos prevê aumento da dívida federal de aproximadamente US$ 3,8 trilhões na próxima década; projeto segue para análise do Senado.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (22.mai.2025 por 215 a 214 votos o extenso projeto de lei de impostos e gastos, denominado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) como “Beautiful Bill”. A aprovação ocorreu após dois dias de debates acalorados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta, que implementa grande parte da agenda do presidente, deverá aumentar a dívida federal em aproximadamente US$ 3,8 trilhões na próxima década, conforme dados do CBO (Escritório de Orçamento do Congresso). As informações são da Reuters.

O projeto de lei, com 1.100 páginas, pretende garantir permanentemente os descontos de imposto de renda aprovados em 2017, durante o primeiro mandato de Trump. O texto também propõe reduções temporárias das taxas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos. O pacote fiscal prevê ainda aumentos significativos nos gastos com defesa e segurança nas fronteiras.

LEIA TAMBÉM!

Apesar do crescimento da dívida, que alcançou 124% do Produto Interno Bruto, e da queda na avaliação do crédito dos Estados Unidos, o projeto foi aprovado com votos favoráveis de todos os democratas e de dois republicanos.

Trump celebrou a aprovação em sua plataforma, Truth Social, como a “legislação mais importante da história do país”. Já o deputado republicano Thomas Massie alertou que o país está “rumo ao iceberg” da dúvida. Os democratas criticaram severamente o texto, classificando a proposta como “fraude fiscal para beneficiar os ricos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta segue para o Senado, onde deverá passar por novas modificações. A aprovação ainda é incerta devido à polarização política.

É hora dos nossos colegas no Senado iniciarem o trabalho e enviarem esta proposta legislativa para a minha sanção. O mais rápido possível, concluiu Trump nas redes sociais.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile