Senado pretende ouvir ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre a gripe aviária
Comissão autoriza pedido do ministro da Agricultura para detalhar as medidas do Ministério no âmbito do setor pecuário.

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou na terça-feira (20.mai.2025) um pedido para que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, apresentasse informações sobre os casos de gripe aviária no Brasil. Segue o documento integral (PDF – 324 kb).
Por ser um convite, Fávaro não é obrigado a comparecer. Contudo, é recomendável que os ministros aceitem o convite. A data ainda será definida.
Formulário de cadastro
Leia também:
 
  Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
 
  ‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
 
  5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Os senadores propõem que Fávaro apresente informações sobre a situação da gripe aviária e detalhe as medidas que o Ministério da Agricultura adotará para mitigar os efeitos no setor pecuário.
Esforços para reduzir a restrição.
Favier afirmou nesta terça-feira (20.mai) que o governo brasileiro permanece em negociações com autoridades da China para regionalizar as restrições aplicadas às exportações de carne de frango após a identificação de um caso de gripe aviária em uma granja localizada em Montenegro (RS).
O objetivo é restringir o bloqueio aos 10 km do epicentro da doença. Segundo Favaro, o Brasil solicitou formalmente à GACC (Administração Geral das Alfândegas da China) que a suspensão das compras alcance apenas os produtos avícolas originados nas imediações do surto. O pedido foi enviado pela Embaixada do Brasil em Pequim na segunda-feira (19.mai).
Segundo Fávaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a redução das sanções ao presidente da China, Xi Jinping. O ministro ressaltou que existem indícios positivos, mas defendeu a prudência.
É necessário ter grande cautela na manifestação neste momento. É imprescindível transparência na condução. Há sinais de que pode ser localizado geograficamente, porém 5 dias é um período excessivamente curto para que se sintam seguros em relação à sua localização.
Atualmente, o protocolo sanitário estabelecido entre os dois países determina que qualquer caso de gripe aviária em rebanho comercial acarrete a suspensão imediata das exportações do Brasil como um todo. As vendas para o mercado chinês estão interrompidas desde 15 de maio.
O ministro afirmou que não houve tempo para finalizar o protocolo de regionalização com a China. Já se encontravam em tratativas de regionalização.
Ele afirmou que, se não forem registrados novos focos da doença nos próximos 28 dias, haverá expectativa de que a regionalização seja formalizada tanto com a China quanto com a União Europeia.
O Brasil é o principal destino da carne de frango chinesa. O governo federal também negocia com outros países importadores a adoção de medidas semelhantes, com o objetivo de amenizar os impactos comerciais do ocorrido.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
