Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Senado terá duração de cinco anos após a aprovação da reforma pelo Congresso

Senado terá duração de cinco anos após a aprovação da reforma pelo Congresso

Comissões definem prazo de permanência na Câmara reduzido pela metade; alteração na regra de reeleição não se aplicará em 2026 e ocorrerá transição em 2030.

Por: Redação ZéNewsAi

21/05/2025 12:11

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na quarta-feira (21.mai.2025) o projeto que proíbe a reeleição para presidente, governadores e prefeitos, além de estabelecer que o mandato único do Executivo terá duração de 5 anos. A principal alteração, contudo, refere-se ao tempo de mandato para o Senado, que será de 5 anos a partir de 2034.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que apresentará um pedido de urgência para que a proposição prossiga com celeridade e seja analisada pelo plenário em diante, durante o corrente ano.

A proposta foi apresentada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), contudo, o substitutivo é o elaborado pelo relator, Marcelo Castro (MDB-PI), que será analisado pela comissão liderada por Otto Alencar (PSD-BA).

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Castro afirmou que a alteração aprovada em 1997, sob o governo de FHC (Fernando Henrique Cardoso), gerou um “viés prejudicial” que incentiva os governadores a adotarem “programas de curto prazo” em sua busca por um segundo mandato.

Em vez de oferecer aos eleitores a possibilidade de manter os governantes em cargos de destaque, promovendo a melhoria dos mandatos, a reeleição gerou um viés prejudicial, incentivando os chefes do Poder Executivo a adotar agendas de curto prazo e a buscar facilidades eleitorais, em detrimento de projetos de longo alcance, embora preferíveis sob qualquer perspectiva técnica.

O projeto, já para o Legislativo, propõe um período de atuação de 5 anos para senadores, deputados e vereadores. Em uma última hora, para amenizar a votação, Castro concordou em alterar o mandato de senadores de 10 para 5 anos.

Dessa forma, também se encerram as eleições proporcionais, o que significa que todo o Senado será renovado a cada cinco anos. Essas autoridades não terão restrições quanto à possibilidade de reeleição.

Acredita-se que o Legislativo não deteria o controle da máquina pública e, por consequência, não haveria a necessidade de restrições aos seus mandatos. Embora possua emendas, a execução final permanece sob a responsabilidade do Executivo.

Realização de eleições a cada dois anos.

As eleições gerais e municipais passam a ocorrer a cada quatro anos, enquanto os governos federal, estadual e municipal seriam estabelecidos em um único pleito, com término a cada cinco anos, a partir de 2034.

A justificativa do relator é que a execução de um processo unificado traria economia de recursos e esforços públicos, além de proporcionar previsibilidade aos atores políticos.

É natural que sejam apresentados argumentos em sentido contrário, especialmente quanto à possibilidade de os eleitores confundirem questões locais com as nacionais, talvez misturando, por exemplo, aspectos da macroeconomia com a pavimentação das ruas ou com a coleta de resíduos. Contudo, tais argumentos pressupõem uma incapacidade do eleitor de avaliar e distinguir as situações. Certamente não é o caso do eleitor brasileiro, disse o relator.

A alteração se estende também às eleições das diretorias do Congresso. São estabelecidos dois mandatos: um com duração de três anos e outro de dois anos. É proibida a renovação.

Mudanças na transição

O relator estendeu o prazo final para a implementação das novas regras até 2034, e não 2030, conforme havia sido proposto inicialmente.

O presidente e governadores eleitos em 2026 poderão se candidatar à reeleição se não tiverem exercido a função na imediatamente anterior. Os mandatos para os eleitos no próximo ano e em 2030 serão de 4 anos. A mudança de 5 anos começa a partir de 2034.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores em seu primeiro mandato podem concorrer ao segundo. O mesmo se aplica aos prefeitos eleitos até 2028, com duração estendida de seis anos, e também para vereadores. As eleições gerais unificadas iniciarão, em 2034.

Inicialmente, Castro propôs um período de mandato de 2 anos, porém, admitiu que isso geraria “muitos traumas” nas administrações municipais.

A duração da legislatura subsequente às eleições de 2026 e 2030 será de 4 anos e da seguinte a 2034, 5 anos. Válido para os mandatos de deputados federais, estaduais e distritais eleitos em cada um desses pleitos.

No Senado, os eleitos em 2026 cumprirão um mandato de 8 anos, conforme o cenário atual; os eleitos em 2030 terão 9 anos de mandato, e os de 2034, 5 anos.

Castro também postergou as datas para as alterações nas mesas diretoras do Congresso. Anteriormente, a mudança ocorreria a partir de 2030. Agora, será a partir de 2034. Assim, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) poderão tentar a reeleição.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
eleições proporcionaislegislativomandatomandato únicoSenado
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Política

Correios anunciam reestruturação com risco de 15 mil demissões em 2027!

29/12/2025 13:00 | 2 min de leitura

● Analistas Revisam Expectativas: Inflação em Queda e Corte na Selic em 2026!

29/12/2025 11:32 | 1 min de leitura

● Celebre o Ano Novo: Delícias Caseiras que Encantam e Surpreendem!

29/12/2025 13:03 | 3 min de leitura

● Receita Federal desmente pânico: nova taxação de 5 mil e multa de 150% é FAKE!

29/12/2025 11:35 | 1 min de leitura

● Ritual Marciano de 2026: Guia de Tânia Gori para Coragem e Prosperidade!

29/12/2025 13:05 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!