Senador alerta Alckmin sobre a possibilidade de represálias comerciais em relação ao comércio com a Rússia

Nelsinho Trad declarou ao vice-presidente que uma nova sobretaxa “une republicanos e democratas”.

06/08/2025 21h24

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou nesta quarta-feira (6.ago.2025) que conversou com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), sobre os riscos de novas sobretaxas dos Estados Unidos ao Brasil devido à manutenção de negociações com a Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parlamentar relatou ter recebido dessa perspectiva de políticos americanos. “Percebemos que isso é uma possibilidade concreta e que, apesar de surpreendente, republicanos e democratas, no âmbito do Congresso. Foi dito explicitamente para nós isso”, afirmou em entrevista a jornalistas.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

O Poder360 revelou que a Rússia se consolidou como o principal fornecedor de diesel ao Brasil durante a Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há negócios relacionados a petróleo e seus derivados, incluindo fertilizantes. Esses produtos estão entre os que deixaram de ser sujeitos à tarifa.

O governo brasileiro considera a possível sobretaxa como um tema relevante e está ciente da necessidade de tomar alguma atitude. Ele abordou o assunto após sua conversa com Alckmin, na sede do Mdic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os senadores Esperidão Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL) também participaram da reunião. Estes três congressistas integraram uma comissão temporária que viajou para os Estados Unidos na semana passada para negociar o adiamento ou a revogação da alíquota de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) sobre produtos brasileiros.

A taxa adicional teve início nesta quinta-feira (6 de agosto). Não houve sucesso na empreitada.

Amin e Farias relataram ter ouvido de congressistas e empresários norte-americanos que os “Estados Unidos estão cometendo um erro com a taxação”.

O senador catarinense declarou que a situação envolvendo outros itens, como madeira e pescados, também preocupa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.