Senador democrata anunciará impugnação da alta tarifa de Trump
Tim Kaine declara que aguarda o envio da justificativa da medida pelo governo da Casa Branca ao Congresso.

O senador Tim Kaine (Partido Democrata-Virginia) declarou, na terça-feira (29.jul.2025), após reunião com senadores brasileiros em Washington, que planeja questionar as tarifas de 50% aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kaine, contudo, declarou que a contestação exige que a Casa Branca envie uma comunicação ao Congresso justificando legalmente a medida, o que ainda não ocorreu.
Assim que a Casa Branca enviar a comunicação ao Congresso sobre a justificativa legal para isso, se for uma declaração de emergência, irei contestá-la imediatamente, pois não se trata de uma emergência. Mas só posso fazer isso depois que eles [a Casa Branca] enviem a comunicação ao Senado, o que ainda não fizeram.
LEIA TAMBÉM:
● Tribunal nega pedido de Augusto Melo para revogar acusação VeideBet
● Dificuldade financeira é principal obstáculo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, aponta estudo do governo Lula
● BETesporte apresenta ferramenta para acompanhar o comportamento de apostadores
A viagem de oito congressistas brasileiros aos EUA apresenta um impacto prático quase inexistente. Além de Kaine, a comitiva brasileira se reuniu com outros seis senadores democratas e um republicano, Thom Tillis (Carolina do Norte), que, contudo, não tem acesso à Casa Branca. Tillis recentemente votou contra o pacote fiscal do presidente norte-americano.
Os políticos brasileiros também foram à Redação do jornal digital Politico – que já foi alvo de críticas de Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comitivas.
A agenda dos parlamentares inclui compromissos oficiais até quarta-feira (30.jul). A comitiva é composta por:
Tarifas
Trump comunicou em 9 de julho uma carta direcionada ao Brasil, anunciando uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros. Ele compartilhou o texto por meio de seu perfil na Truth Social, informando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre sua decisão. A carta menciona, entre outros aspectos, o processo no STF (Supremo Tribunal Federal) referente à tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fonte por: Poder 360