Senador do PT defende que agentes de guarda municipal possam realizar abordagens em indivíduos suspeitos
Em proposta, Fabiano Contarato sugere conferir suporte legal às ações de servidores municipais.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou ao Senado Federal um projeto de lei que permite que guardas municipais conduzam revistas em pessoas, bens e veículos quando houver suspeita de prática de crime. A proposta, divulgada nesta terça-feira (29.jul.2025), modifica o Código de Processo Penal no capítulo referente à busca e apreensão.
A proposta do parlamentar emerge após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de fevereiro de 2025, que validou o exercício de ações de segurança urbana por guardas municipais, abrangendo policiamento ostensivo e comunitário.
Formulário de cadastro
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O autor do projeto, Contrato, justifica que, na decisão, o STF não definiu explicitamente o termo “busca pessoal”, o que levou à apresentação da proposta. O congressista explica que, no texto do projeto, o termo se refere à revista “do corpo da pessoa, suas vestes, seus pertences e seu veículo” e poderá ser realizada por policiais ou guardas municipais, quando houver fundada suspeita de infração penal.
O parlamentar do Espírito Santo argumenta que a ação proporcionará maior segurança jurídica para o trabalho dos policiais.
O senador detalhou no texto do projeto que a busca pessoal pode incluir o corpo, as roupas, a bolsa, a pasta, a mochila, a carteira e o carro do revistado, entre outros objetos pessoais.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)