Senadores da oposição criticam resistência a indicados para o STF e 30 votos contrários

Jorge Messias, advogado-geral da União, se destaca na corrida pela vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou no sábado (18).

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Resistência a Nomes para o STF

Senadores da oposição expressaram à coluna que a resistência a dois dos principais candidatos para o Supremo Tribunal Federal (STF) é significativa, com pelo menos 30 votos contrários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a anunciar seu novo indicado para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou no último sábado (18).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preferência no Senado é por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente da Casa. Contudo, Jorge Messias, atual advogado-geral da União, tem se destacado nesta disputa. O governo está preocupado com a possibilidade de que a indicação de Messias enfrente um tratamento semelhante ao que ocorreu com André Mendonça.

Nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, Mendonça enfrentou uma espera de quatro meses até ser sabatinado e aprovado para o STF, em um cenário em que a liderança do Senado não apoiou sua indicação. Os senadores da oposição, consultados por esta coluna, demonstram uma clara disposição para barrar ambos os nomes até agora considerados.

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile