Sensação de calor aumenta no Rio, marcando 47.2°C notablemente destado de sábado
11/11/2023 às 23h12
O sol está muito quente no Rio de Janeiro neste sábado (11), o que fez com que as praias ficassem cheias. As temperaturas foram altas e a sensação térmica ainda maior. Segundo o Sistema Alerta Rio, a maior sensação térmica foi de 47,2ºC, às 9h20, em Guaratiba, na zona oeste.
Com previsão inicial de temperatura máxima de 36ºC, de acordo com o Climatempo, o calor foi superado em alguns bairros.
Vídeo: Calor intenso no Brasil é causado por combinação de vários fenômenos, diz especialista.
O calor intenso no Brasil ocorre devido à combinação de diversos fatores, segundo especialistas.
A maior temperatura do dia ocorreu em Irajá, na zona norte, atingindo 39,3ºC às 15h40, de acordo com o Alerta Rio. A temperatura mais baixa ocorreu durante a madrugada, sendo registrados 19,1ºC às 2h15 na estação Alto da Boa Vista, entre as zonas oeste e norte.
Para tentar aliviar o calor, cariocas e turistas aproveitaram o vento que refrescava um pouco o Aterro do Flamengo, na Zona Sul.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
Uma pessoa que costuma ir a um lugar muito bonito da cidade, com uma vista incrível do Pão de Açúcar, teve uma ideia legal para aproveitar o sábado de folga: ele colocou uma rede na sombra e relaxou ao lado da esposa e do cachorrinho do casal.
As pessoas que não puderam aproveitar o conforto tiveram que encontrar alternativas para se refrescar e se proteger, como beber água de coco ou mate carioca, tomar banho de mar, usar guarda-sol, boné e muito protetor solar.
Neste sábado, o tempo no Rio de Janeiro permaneceu estável devido a um sistema de alta pressão. O céu esteve parcialmente nublado em alguns locais, mas principalmente claro ao longo do dia. Não choveu e os ventos foram fracos a moderados.
Por causa do calor excessivo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta laranja para o Rio, que significa muito perigo em relação ao calor. O Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas leves e que não retenham muito calor, além da diminuição dos esforços físicos e o repouso frequente em locais com sombra, e que sejam frescos e arejados.
Em carros sem ar-condicionado, é melhor manter as janelas abertas. Nunca deixe crianças e animais sozinhos em carros estacionados.
A partir deste domingo (12), haverá a atuação de um sistema de alta pressão que vai manter o tempo estável sobre a cidade. Não há previsão de chuva e as temperaturas permanecerão estáveis e elevadas, com máxima de 41ºC, segundo o Alerta Rio.
Além do calor, é importante se preocupar com a umidade do ar, que pode variar de 12% a 20% à tarde em certas áreas da cidade. Segundo a OMS, o nível adequado para o corpo humano é de 40% a 70%.