Será que é preciso andar 10 mil passos diariamente? Pesquisa indica
Uma pesquisa indica que a realização de uma caminhada diária de aproximadamente sete mil passos pode diminuir o risco de morte precoce em até 47%.

A prática regular de atividades físicas é essencial para prevenir o surgimento de diversas doenças crônicas e metabólicas, além de promover a saúde do sistema cardiovascular, muscular e ósseo. Diversos estudos já determinaram a quantidade de passos diários recomendada para obter esses benefícios. Um estudo recente, divulgado no ano anterior, apontava uma média de 10 mil passos por dia como ideal para manter a saúde, porém, uma nova pesquisa questiona essa estimativa.
Em um estudo publicado na revista científica The Lancet Public Health, uma das mais relevantes do setor, constatou-se que a prática de caminhar cerca de sete mil passos diários proporciona vantagens para a saúde comparáveis às de caminhar 10 mil passos. A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Sydney, na Austrália.
A pesquisa investigou o efeito de diversas quantidades diárias de passos no risco de morte por doenças cardiovasculares e câncer, bem como nas probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2, demência e depressão. Para a professora Melody Ding, as descobertas fornecem um indicador mais acessível para indivíduos com dificuldade em aderir às orientações convencionais sobre a prática de atividade física.
Leia também:

Anvisa proíbe suplementos e produtos da Angry Supplements por origem desconhecida

Baixa adesão de meninos à vacina do HPV gera preocupação no governo de São Paulo

Exame inovador diminui biópsias e aumenta precisão no diagnóstico do câncer de próstata
Alcançar sete mil passos é uma meta realista, considerando nossas descobertas, que avaliaram os resultados de saúde em uma série de áreas que não haviam sido analisadas anteriormente, afirma Ding em comunicado.
Os pesquisadores examinaram estudos prévios em que indivíduos empregavam dispositivos de medição de passos, tais como pedômetros, acelerômetros e rastreadores de atividade física, para registrar seu número diário de passos.
Iniciando com dois mil passos, especialistas avaliaram os resultados de saúde de indivíduos que aumentavam o número de passos diários em incrementos de mil passos, buscando identificar diferenças no risco de morte precoce ou outras enfermidades graves.
Qual foi a descoberta do estudo acerca de diversas contagens de passos?
De acordo com os pesquisadores, em comparação com dois mil passos por dia:
Para indivíduos já ativos, 10.000 passos diários são ideais, afirma Katherine Owen, coautora e analista-chefe do estudo da Escola de Saúde Pública. “No entanto, além de sete mil passos, os benefícios adicionais para a maioria dos resultados de saúde que analisamos foram modestos”, complementa.
Mesmo pequenas quantidades de passos diários – como aumentar de dois mil para quatro mil passos – estão associadas a benefícios significativos para a saúde, apesar das descobertas.
Nossa pesquisa visa alterar o foco da perfeição para o progresso. Mesmo pequenos incrementos na movimentação diária podem resultar em melhorias consideráveis na saúde, conclui Ding.
Exercício físico ou estilo de vida? Como cada geração percebe a prática de atividades físicas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)