John Prevost, irmão do papa Leão 14, acredita que o religioso será “um 2º Francisco”. Robert Francis Prevost foi eleito pontifíce na 5ª feira (8.mai.2025) e segue uma linha semelhante a de seu antecessor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acredito que teremos um Papa Francisco segundo mandato. Disse Prevost em entrevista à emissora CBS News de Chicago: “Ele é jovem para ser papa, eu acho, e é ativo. Então estará aqui e ali, se movimentando, e acho que também dirá o que pensa”.
Prevost afirmou que seu irmão possui “um profundo sentimento pelos desfavorecidos, pelos pobres, por aqueles que não foram ouvidos”.
LEIA TAMBÉM!
Ele afirmava que, em essência, desejava ser missionário. Não almejava ser bispo, nem cardeal, embora fosse isso que lhe solicitavam, foi o que realizou.
O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito na quinta-feira (8 de maio) como o novo líder da Igreja Católica. Adotou o nome de Papa Leão 14.
Nascido em Chicago (Estados Unidos), em 14 de setembro de 1955, foi sacerdote desde 1982 e bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Nomeado arcebispo pelo papa Francisco em 2023, integrou o Colégio dos Cardeais da Igreja Católica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A designação do nome papal homenageia o papa Leão XIII, que governou a igreja de 1878 a 1903. Ele ficou conhecido como o “papa dos trabalhadores” e defendeu a distribuição de riqueza e a intervenção do Estado em favor dos mais pobres.
O Leão 14 é um líder agostiniano, que adota a vida cristã seguindo o exemplo de Santo Agostinho. Essa ordem religiosa se baseia em seis valores essenciais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça social.
Robert Prevost foi o 1º papa dos EUA, porém desenvolveu grande parte de sua carreira no Peru, onde atuou nas décadas de 1980 e 1990, e se naturalizou peruano. É poliglota e reconhecido como um clérigo com habilidades diplomáticas.
De acordo com o The New York Times, o novo papa mantém posições semelhantes às de Francisco e pretende seguir em frente com suas reformas. Conforme o papa argentino, Leão 14, há um compromisso com os mais necessitados e com os direitos dos imigrantes.
Ademais, apresenta-se como mais discreto e menos liberal que seu predecessor. Já criticou o “estilo de vida homossexual” em discursos de 2012 e se opôs ao ensino escolar que “busca criar gêneros que não existem”.
:
Fonte: Poder 360