Serasa emite alerta sobre suspensão da CNH e preocupa motoristas brasileiros com 3 avisos importantes

Serasa divulga alerta sobre suspensão da CNH e destaca o crescimento alarmante de golpes que afetam os brasileiros.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Serasa alerta sobre golpe envolvendo suspensão da CNH

O Serasa, uma das principais empresas de proteção ao crédito do Brasil, divulgou um comunicado em seu site oficial, alertando a população sobre um novo golpe relacionado à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (14), apresentaremos os detalhes desse comunicado e como os motoristas podem se proteger contra essa fraude. É fundamental que todos estejam atentos para evitar cair em golpes que envolvam o documento.

Golpe da suspensão da CNH

Criminosos estão utilizando o nome do Departamento de Trânsito e do governo para aplicar um golpe que visa roubar dados pessoais e dinheiro das vítimas, disfarçando-se de notificações de suspensão da CNH.

LEIA TAMBÉM!

O golpe é simples: os golpistas enviam mensagens por SMS, WhatsApp e e-mail, informando sobre supostas irregularidades na CNH. Essas mensagens contêm logotipos falsos e textos semelhantes aos oficiais, enganando os motoristas.

Um exemplo comum é a mensagem: “Sua conta GOV tem uma nova mensagem sobre sua CNH. Acesse o link e confira detalhes.” O link leva a um site falso que imita o portal do governo, onde a vítima é induzida a preencher informações pessoais, como CPF e número da CNH.

Após isso, surgem multas falsas e débitos inexistentes, que os golpistas usam para pressionar o pagamento de valores indevidos. Além da perda financeira, quem cai no golpe tem seus dados roubados, o que pode gerar sérios problemas financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 alertas aos motoristas

Segundo o Serasa, esse tipo de golpe tem crescido rapidamente, gerando preocupação pelo alto nível de falsificação dos sites. Para auxiliar os motoristas, a instituição divulgou três alertas importantes:

Dados sobre golpes virtuais no Brasil

Conforme o G1, em 2024, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes virtuais, totalizando mais de 40,8 milhões de pessoas que sofreram perdas financeiras devido a crimes cibernéticos, como clonagem de cartão e fraudes online, segundo o Instituto DataSenado.

O total de prejuízos estimados foi de R$ 10,1 bilhões. Além disso, uma pesquisa da Koin revelou que 62% dos brasileiros já enfrentaram tentativas de golpes pela internet, com fraudes mais comuns envolvendo compras online e mensagens de texto.

Sair da versão mobile