Sérgio Amado, ex-presidente da Ogilvy, morre aos 77 anos

Amado liderou a Abap e atuou como country manager do WPP no Brasil, consolidando sua trajetória profissional.

04/10/2025 14:01

2 min de leitura

Sérgio Amado, ex-presidente da Ogilvy, morre aos 77 anos
(Imagem de reprodução da internet).

Publicitário Sérgio Amado, Ex-Líder da Ogilvy, Falece aos 77 Anos

O publicitário Sérgio Amado, que atuou por 23 anos no grupo WPP, incluindo 20 anos na liderança da agência Ogilvy, faleceu no sábado, 4, aos 77 anos. Ele deixa esposa, quatro filhos e oito netos. Amado estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O velório está marcado para este domingo, 5. As redes sociais estão repletas de homenagens de familiares e amigos, que destacam sua trajetória no mundo da publicidade.

O publicitário Nizan Guanaes escreveu: “Sérgio Amado, meu amigo, se foi. Você foi o primeiro publicitário que eu conheci. Meu pai tinha um hospital e você cuidava da conta dele. Isso criou uma relação de amor entre nós. Veio para São Paulo e fez uma carreira brilhante, tornando-se um dos maiores líderes da indústria. Carismático, cheio de energia. Vai, meu Amado. Baiano não nasce: estreia. Baiano não morre: vai brilhar no céu.”

Leia também:

Quem foi Sérgio Amado?

Nascido em Salvador, no dia 5 de fevereiro de 1948, Sergio Amado formou-se em Jornalismo, Ciências Sociais e História.

Iniciou a carreira como jornalista em 1969, mas, poucos anos depois, decidiu migrar para a publicidade, tornando-se redator na Vox Propaganda, também em Salvador. Em seguida, ingressou na filial baiana da Standard Ogilvy & Mather.

Em 1979, fundou a Divisão Associados, que mais tarde se uniu à Engenho Propaganda, originando a D&E. Essa, por sua vez, se fundiu com a DM9 Salvador em 1990, dando origem à DS 2000.

No ano seguinte, Amado mudou-se para São Paulo e tornou-se sócio da Denison Propaganda — agência que seria adquirida pela Standard Ogilvy & Mather em 1997, uma das redes globais do WPP que desde o ano 2000 adotou no Brasil a marca Ogilvy & Mather.

Naquele mesmo ano, ele assumiu a liderança da Ogilvy no Brasil até 2017, quando transferiu a presidência da rede para Fernando Musa.

Entre 2001 e 2003, presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), fortalecendo sua reputação como um dos principais defensores da indústria de comunicação, marketing e mídia.

Durante sua gestão na Ogilvy, recebeu o Prêmio Caboré 2012 como Dirigente da Indústria da Comunicação.

Entre o início de 2018 e agosto de 2019, Sergio Amado atuou como country manager do WPP no Brasil, função que desde então é exercida por Stefano Zunino.

Com a mudança no comando da holding no país, Amado encerrou seu ciclo de 23 anos no WPP e se afastou do mercado publicitário.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)