Setor de transportes propõe plano com meta de diminuir emissões em 70%

Pesquisa divulgada pela Coalizão para a Descarbonização dos Transportes apresenta propostas para diminuir as emissões do setor.

12/05/2025 15h53

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes indica que o setor pode diminuir até 70% suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Atualmente, o setor é responsável por 11% das emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) no Brasil, sendo a maior parte (mais de 90%) proveniente do transporte rodoviário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para alcançar o plano, as ações de maior impacto foram estruturadas em três eixos: transformação da frota de transportes, aumento do emprego de biocombustíveis e eletrificação.

Esses vetores concentram aproximadamente 60% do potencial total de redução de emissões até 2050, conforme o relatório.

Leia também:

No setor de transportes, o objetivo central é aumentar a participação de modalidades de menor emissão, como os sistemas ferroviário e aquaviário, elevando a parcela dos segmentos no transporte de cargas de 31% em 2023 para 55% em 2050.

O estudo aponta que o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel verde são cruciais para a expansão do emprego de biocombustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório ainda aponta para a expansão do transporte coletivo urbano e o aprimoramento da gestão portuária, com foco na redução de tempos de espera e no uso de tecnologias de gestão, consideradas medidas com grande potencial de sucesso e economicamente viáveis.

A Aliança para Descarbonização dos Transportes no Brasil é uma iniciativa multissetorial lançada em 2024, que reúne mais de 50 organizações públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil.

O grupo é liderado pela Motiva, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

iFood anuncia aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.