Setor produtivo expande-se em março, com destaque para o desempenho de micro e pequenas empresas

O Programa Brasil Mais Produtivo, com apoio do Sebrae, beneficiou mais de 57 mil empresas no Brasil.

08/05/2025 18h23

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O setor industrial brasileiro apresentou elevação de 1,2% em março, em relação a fevereiro, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. Esse aumento representa o maior avanço desde junho de 2023, com variação de 4,3%. Em comparação com março de 2023, o crescimento foi de 3,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este desempenho se dá em um cenário onde a maioria das empresas industriais do país são micro e pequenas, conforme dados do Sebrae. A expansão está relacionada à implementação da Estratégia Nova Indústria Brasil (NIB), política federal lançada em novembro de 2023, e à atuação do Programa Brasil Mais Produtivo, focado no fortalecimento da produtividade do setor.

Pequenos negócios aumentam a produtividade.

O Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), já atingiu 57,5 mil micro e pequenas empresas. Deste total, 38,6 mil são do setor de comércio e serviços e aproximadamente 19 mil são indústrias.

Leia também:

De acordo com o Sebrae, os resultados são notáveis em diversas áreas. As consultorias de diagnóstico e gestão elevaram a produtividade global em média 23%. A implementação da metodologia Lean Manufacturing nas linhas de produção alcançou um ganho médio de 27,8%. Adicionalmente, os projetos de eficiência energética permitiram uma redução de 18,2% no consumo.

O presidente do Sebrae, Dércio Lima, declara que o programa promove a cooperação, o desenvolvimento territorial e a aplicação de tecnologias que auxiliam na descarbonização da economia. “O Brasil Mais Produtivo impulsiona a disseminação de práticas eficientes, fortalecendo o crescimento da produção industrial e expandindo as chances de emprego e renda no país”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa atende empresas em todo o país.

O programa visa atender 200 mil empresas até 2027, sendo 93 mil delas com atendimento presencial. A iniciativa conta com a participação conjunta do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com foco em indústrias de pequeno e médio porte.

Empresas de todo o país podem acessar o programa através da Plataforma de Produtividade, disponível no site oficial. O ambiente digital oferece diagnóstico gratuito, consultorias, capacitações e apoio financeiro, visando aprimorar a gestão, otimizar processos e incentivar a utilização de tecnologias.

O endereço é https://plataformaprodutividade.com.br.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.