Sheinbaum afirma ter negado o envio de tropas americanas para o México

Donald Trump apresentava como proposta o combate ao tráfico de drogas no país.

04/05/2025 12h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum declarou, no último sábado (3), que recusou uma proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de acatar o envio de tropas americanas para enfrentar os cartéis de drogas no México.

Durante a inauguração de uma universidade pública em Texcoco, Sheinbaum confirmou, em reportagem do Wall Street Journal, que Trump havia feito a oferta, mencionada em “algumas das ligações” que os dois tiveram desde que o republicano assumiu o mandato em janeiro.

“Como podemos auxiliá-la no combate ao tráfico de drogas? Propõe que o Exército dos EUA venha ajudá-la”, disse Sheinbaum, mencionando a conversa que teve com Trump.

“E sabe o que eu disse a ele? Não, Presidente Trump. Território é inviolável. Soberania é inviolável. Soberania não está à venda. Soberania é valorizada e defendida. Não é necessário; podemos colaborar, podemos trabalhar juntos, mas vocês no seu território e nós no nosso. Podemos compartilhar informações, mas jamais aceitaremos a presença dos militares americanos em nosso território.”

LEIA TAMBÉM:

A CNN tentou contatar a Casa Branca para comentar sobre a conversa, porém não recebeu resposta.

Ademais, Sheinbaum já assumiu uma posição firme em relação a pontos que envolvem interferência estrangeira nos assuntos mexicanos. A presidente também defendeu manter a “cabeça fria” nas negociações com Washington, em meio a tensões sobre imigração, tráfico de drogas e tarifas dos EUA sobre produtos mexicanos.

Na terça-feira (30), Sheinbaum afirmou que seu governo está avaliando decretos executivos de Trump que reduzem tarifas sobre indústrias automotivas, considerando a medida como um progresso no acordo comercial entre os países.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.