Sidônio agradece “contribuição relevante” de chefe da EBC
Jean Lima renunciou na segunda-feira (4.ago); ele liderava a estatal desde o final de 2023.

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Sidônio Palmeira, agradeceu ao presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Jean Lima, pelo desempenho à frente da estatal. Lima renunciou ao cargo nesta segunda-feira (4.ago.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prezado Jean, recebo sua carta de renúncia com respeito e gratidão por sua relevante contribuição à frente da Empresa Brasil de Comunicação. Durante sua gestão, a EBC deu passos importantes para consolidar uma comunicação pública autônoma, plural e conectada com os interesses da sociedade.
A Secretaria de Comunicação (Secom) ainda não definiu um novo nome para substituir Jean Lima. Ele lidera a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) desde 2023, após a demissão de Helio Doyle, que criticava o apoio a Israel na Faixa de Gaza.
LEIA TAMBÉM:
● Ministério analisa ampliar a proporção de frutas em bebidas, afirma Fávaro
● Trump anuncia tarifa de 100% sobre importação de chips
● Taxas alfandegárias americanas sobre produtos da UE e de mais 67 nações são implementadas
Em carta encaminhada à Secom, Lima realiza um balanço de sua gestão na estatal, afirmando ter alcançado avanços na separação da comunicação pública da programação governamental. Alegou deixar a TV Brasil em quinto lugar de audiência no país.
Dirijo-me a Vossa Senhoria com um misto de emoção e gratidão para comunicar minha decisão de renunciar ao cargo de Presidente da Empresa Brasil de Comunicação. Esta escolha é difícil, pois minha trajetória em frente à empresa foi marcada por momentos significativos e desafiadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele também expressa gratidão a Sidônio e ao ex-ministro e atual deputado federal, Paulo Pimenta (PT-RS), por tê-lo indicado à posição, e se sente honrado por ter colaborado com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O chefe da Secom também redigiu uma carta, na qual manifesta gratidão pelo trabalho e pela “contribuição relevante” que ele proporcionou à evolução da EBC.
A expansão da Rede Nacional, o fortalecimento do jornalismo público, os prêmios conquistados e o crescimento da audiência são reflexo de um trabalho comprometido com a democracia e o interesse público.
João Lima
Jean Lima é doutor em história econômica pela USP (Universidade de São Paulo), e mestre em história social pela UnB (Universidade de Brasília), onde também se formou em história.
Ele assumiu a presidência da EBC em outubro de 2023, de forma temporária, sendo efetivado no cargo ao final daquele ano.
Antes de ocupar a diretoria-geral da empresa, exerceu função de consultor no governo federal, na gestão de Dilma Rousseff (PT), trabalhando na Secretaria de Relações Institucionais.
Participou da formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas nas áreas de educação e alimentação escolar.
Já exerceu a presidência da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) e do IpeDF (Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal) e atuou como coordenador-adjunto de articulação intergovernamental, coordenador-executivo do CDES-DF (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF) e secretário-adjunto de governo, na Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal.
Fonte por: Poder 360