Silveira manifesta interesse em coordenar campanha para a reeleição de Lula
O ministro declara que sua candidatura no PSD é “prematura” e afirma que Bolsonaro é o único nome que representa a direita.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que deseja coordenar uma possível campanha em favor da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silveira afirmou que Lula é a única solução razoável para assegurar a estabilidade democrática e que outros candidatos representam uma “ameaça forte” ao equilíbrio econômico e social do país. A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira (9.jun.2025).
Se Lula for candidato, eu sou Lula, Lula Futebol Clube, Atlético Futebol Clube e coordenador da campanha dele. Com Lula candidato, não tem quem me convença a estar distante dele. E vou te falar mais, estou tão junto que, se ele não quiser que eu seja candidato e quiser que eu coordene a campanha dele, eu coordeno, e quero deixar isso público e bem ressaltado. Se tiver qualquer empecilho partidário, é só ele me pedir para coordenar a campanha dele.
LEIA TAMBÉM:
● Caneta para emagrecimento desenvolvida no Brasil é lançada na segunda-feira
● Ministro afirma que existem hospedagens e valores adequados
● Morango do amor impulsiona as vendas de agricultores do interior de SP
Em 7 de junho, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, reiterou que o partido apoiará o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na corrida à Presidência do Brasil, caso este abandone a disputa pela reeleição no estado.
Kassab já declarou em diversas ocasiões que Tarcísio é uma prioridade no Planalto. Em abril, por exemplo, durante um evento em São Paulo, afirmou: “Se ele [Tarcísio] for candidato, a centro-direita não lança nenhum outro candidato”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silveira considerou uma candidatura independente do PSD como algo “prematuro”. Ele reiterou o apoio a Lula no pleito de 2026 e afirmou “não ver possibilidade” de o petista não se candidatar à reeleição.
Acredito que é excessivamente precoce. Precoce diante de um país tão instável politicamente. Minha decisão, reafirmo. Não há alternativa ao presidente Lula em 2026. Não vejo possibilidade de Lula não ser candidato, considerando o que ele representa. Por ser ele a única condição para impedir o retorno da insanidade. Caso contrário, a eleição ficará completamente aberta. Porque dependerá muito do caminho que o PT irá percorrer sem ele. Se o PT deseja insistir em uma candidatura ou se o PT construirá uma coalizão para evitar a barbárie no Brasil.
Silveira acredita que Jair Bolsonaro (PL) é o único nome da direita em disputa nas próximas eleições. O ministro aposta em uma “solução familiar” para superar a inelegibilidade do ex-presidente.
A solução dele será caseira, será familiar. Essa é a minha leitura. Minha leitura é que o único estadista que tem hoje no Brasil é o presidente Lula. Ele não tem projeto político pessoal, não tem projeto partidário, não tem… Eu estou afirmando, essa é a minha leitura, não estou falando por ele. O projeto do presidente Lula é o legado que ele quer deixar de construção de um país mais justo.
Fonte por: Poder 360