“Maior fraude bancária” no Brasil! Ministro Simone Haddad cobra investigação completa do BC em caso Master, com R$ 12 bilhões. Ligações diárias com presidente do BC e contato com Vital do Rêgo. Operação Carbono Oculto investiga PCC no setor de combustíveis
O ministro da Fazenda, Simone Haddad, reforçou a importância de uma investigação completa e rigorosa envolvendo o Banco Central (BC) no contexto da liquidação do banco Master. Ela classificou o caso como “a maior fraude bancária” do país, ressaltando a necessidade de cautela e formalidades para garantir o direito de defesa, ao mesmo tempo em que defende a proteção do interesse público.
A liquidação do Master ocorreu após a descoberta da venda de carteiras de crédito com suspeitas de fraudes para o Banco de Brasília (BRB). O volume de recursos envolvidos na operação é estimado em R$ 12 bilhões. Haddad enfatizou que a transparência e a apuração das responsabilidades são cruciais para o caso.
Além disso, a ministra informou que mantém contato diário com o presidente do BC, buscando dar o “todo o respaldo institucional da Fazenda”. Ela destacou uma conexão entre o caso Master e a Operação Carbono Oculto, deflagrada em 28 de agosto de 2025 pela Polícia Federal para investigar o envolvimento do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis.
Haddad também confirmou que mantém contato com Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). A conversa visa discutir a competência do tribunal na fiscalização do processo de liquidação do banco. A busca é por uma análise que contribua para a verdade e para a eventual obtenção de ressarcimento dos prejuízos.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!