Síndico promove reunião para discutir taxa cobrada por traficantes no Rio de Janeiro

O condomínio, situado na Avenida Ministro Edgard Romero, está próximo de uma favela com forte influência do tráfico de drogas, controlado pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).

08/05/2025 17h51

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investigará denúncias de extorsão promovidas por traficantes, que supostamente cobravam mensalidades para evitar roubos e outros crimes contra moradores de um prédio em Madureira, zona norte da capital. O síndico do condomínio promoveu uma assembleia para discutir o pagamento de uma taxa mensal a esses criminosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia foi veiculada pela Bandnews e confirmada pelo jornal O Estado de S. Paulo. O síndico promoveu a reunião condominial para o dia 13, com a pauta de “aprovar o pagamento mensal no valor de R$ 1.800 para a comunidade do Morro do São José a partir de maio de 2025”.

O condomínio, situado na Avenida Ministro Edgard Romero, encontra-se próximo de uma favela onde o tráfico de drogas é controlado pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). O pagamento da taxa visa assegurar proteção aos moradores, evitando assaltos e outros delitos.

Leia também:

A Polícia Civil comunicou que a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) instaurará inquérito para apurar o caso, e que o síndico será convocado para prestar depoimento.

A reportagem busca entrevistar o síndico e outros moradores do edifício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia nega ter conhecimento de outras extorsões envolvendo residências, porém o pagamento de taxas de segurança por parte de comerciantes é frequente em áreas controladas por facções criminosas ou milícias. Na região da Serrinha, que inclui o Morro do São José, há relatos de extorsão contra comerciantes desde 2020.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.