Internacional

Síria e Iraque dizem que ataques aéreos dos EUA aumentam conflito no Oriente Médio


Síria e Iraque dizem que ataques aéreos dos EUA aumentam conflito no Oriente Médio
(Foto Reprodução da Internet)

A Síria afirmou que os ataques dos Estados Unidos no Iraque e na Síria, na noite de sexta-feira (2), estão aumentando o conflito no Oriente Médio de maneira perigosa.

O Ministério das Relações Exteriores da Síria criticou o ataque dos Estados Unidos, afirmando que é uma violação e não concorda com as justificativas utilizadas pela administração americana.

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos afirmaram que atingiram 85 alvos em sete áreas do Iraque e da Síria na sexta-feira. Isso aconteceu como resposta a um ataque de drones realizado por militantes apoiados pelo Irã contra um posto militar dos Estados Unidos na Jordânia em 28 de novembro.

Os soldados da Síria falaram que os ataques causaram muito estrago e causaram a morte de pessoas civis e militares. Não tem como confirmar de forma independente a quantidade ou a gravidade das vítimas.

Continua depois da publicidade

De acordo com autoridades de segurança iraquianas, os ataques dos EUA atingiram instalações utilizadas pelo al Hashed al Shabi ou Unidades de Mobilização Popular (PMU) perto da fronteira Iraque-Síria.

Num comunicado, Yahya Rasool, porta-voz das Forças Armadas do Iraque, repetiu as advertências da Síria de que os ataques poderiam desestabilizar a região.

Segundo Rasool, esses ataques desrespeitam a soberania do Iraque e prejudicam os esforços do governo local. Eles representam uma ameaça séria que pode ter consequências perigosas para o Iraque e a região. Os resultados serão terríveis para a segurança e a estabilidade no país e nos arredores.


🔥 Recomendado para voçê 🔥