Sistema permite acesso ao maior volume de solicitações de reembolso do Imposto de Renda já processado
Sete milhões e meia de contribuintes receberão 11 bilhões de reais.

Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que apresentaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano terão que regularizar suas pendências com a Receita Federal. A partir das 10h desta sexta-feira, 23, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituições de 2025, o maior já oferecido em termos de número de contribuintes e valor, além de incluir restituições residuais de anos anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em total, 6.257.108 contribuintes receberão 11 bilhões de reais. O Fisco informou que todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso.
As reembolsos estão distribuídas da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM:
● Analise a mudança na política do governo Lula após alteração nas regras do IOF
● Instituto Nacional do Seguro Social: unidades dos Correios atenderão vítimas de fraudes
● Salário no setor da construção civil diminui 22% em dez anos no Brasil
Contribuinte que utilizou, em conjunto, os procedimentos pré-preenchido e Pix, teve prioridade no recebimento da restituição neste ano, mesmo sem essa condição ser obrigatória por lei.
A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet. É necessário que o contribuinte clique em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. É possível também fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento será realizado em 30 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Caso verifique uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Caso a restituição não seja creditada na conta indicada na declaração, como em situações de conta inativa, os valores permanecerão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá marcar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou através do contato com a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor da sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Fonte: Carta Capital