Os candidatos que esperavam pelo resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026 terão acesso aos resultados da primeira chamada e à lista de espera nesta quinta-feira, 29. A divulgação será feita no site oficial do Ministério da Educação (MEC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não for selecionado na chamada regular, há a oportunidade de manifestar interesse em permanecer na lista de espera até a próxima segunda-feira, 2.
Consulta dos Resultados
Após a divulgação, os candidatos poderão consultar os resultados através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O acesso é feito com os dados da conta – CPF e senha. Na seção “Boletim do Candidato”, é possível verificar a classificação com base na nota obtida em cada uma das opções de curso escolhidas.
LEIA TAMBÉM!
Utilização de Notas Anteriores
Uma novidade do SISU 2026 é a possibilidade de utilizar as notas dos últimos três exames do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Candidatos que cursaram o terceiro ano em 2023, 2024 ou 2025 podem escolher entre as notas obtidas nessas provas para tentar o ingresso no ensino superior.
O sistema considera a melhor média para representar o aluno no processo seletivo.
Como Funciona o Sistema de Avaliação
O cálculo da nota no SISU 2026 utiliza o sistema da (TRI). Diferentemente de outras provas que avaliam o número de questões corretas, o sistema favorece candidatos que acertam as questões mais fáceis e erram as mais difíceis. Isso significa que a nota considera o nível de dificuldade das questões e a coerência pedagógica do gabarito oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cronograma do Processo Seletivo
As inscrições para o SISU 2026 foram realizadas entre 19 e 23 de janeiro. A divulgação da lista de espera ocorreu nesta quinta-feira, 29, e a adesão à lista de espera pode ser feita até segunda-feira, 2 de fevereiro. A matrícula também será realizada na segunda-feira, 2 de fevereiro.
