A SK Hynix é a primeira empresa a apresentar uma solução TLC NAND UFS 4.1 de 321 camadas para drives de armazenamento e dispositivos móveis. A companhia promete apenas vantagens para seus novos chips: maior desempenho e eficiência energética, enquanto resultam em componentes mais finos — mesmo tendo um número maior de camadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova geração representa um avanço em relação ao UFS 3.1, introduzido em 2022 com 238 camadas. A SK Hynix afirma que a UFS 4.1 proporciona até 15% mais velocidade de leitura aleatória, com a gravação aleatória aprimorada em até 40%. Em termos de leitura sequencial, a nova tecnologia atinge o limite máximo da interface, alcançando 4,3GB/s.
Os ganhos de desempenho são acompanhados de uma eficiência energética até 7% superior. Além disso, a fabricante afirma que o empacotamento das NAND fica em apenas 0,85mm de espessura, uma redução em relação ao 1mm da geração anterior. Esses aspectos são especialmente vantajosos em dispositivos móveis.
LEIA TAMBÉM!
Lian Li apresenta o novo gabinete ATX compacto estilo aquário, o O11D Mini V2
Maxsun oferece cinco modelos RTX 5050 distintos, incluindo seu primeiro Blackwell compacto
A Intel confirmou as GPUs Jaguar Shores, que utilizarão a tecnologia HBM4 da SK hynix. As novas placas Arc para Inteligência Artificial em dispositivos de borda devem ser lançadas no final de 2025
A SK Hynix destaca o emprego de sua nova NAND para IA em smartphones e tablets. “Estamos no caminho para ampliar nossa posição como fornecedora de memória full-stack para IA no segmento NAND ao desenvolver um portfólio de produtos com a vantagem tecnológica para IA”, afirmou Ahn Hyun, um dos líderes da empresa.
Disponibilização de produtos com UFS 4.1 da SK Hynix prevista para 2026, em versões de 512GB e 1TB.
A SK Hynix anuncia que está finalizando acordos com seus clientes para a nova tecnologia NAND, podemos aguardar o lançamento em larga escala dos primeiros produtos com UFS 4.1 no primeiro trimestre de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa disponibilizará componentes de 512GB e 1TB, dificilmente teremos smartphones de alta performance com 256GB no próximo ano. Adicionalmente, deverão surgir, em algum momento, SSDs e até unidades para uso profissional utilizando NAND UFS 4.1 com 321 camadas.
GSMArena
Fonte: Adrenaline
