Skype deixará de funcionar; descubra 5 aplicativos para substituí-lo
Com o fim do Skype, descubra cinco aplicativos que oferecem funcionalidades parecidas e podem substituí-lo no seu cotidiano.

O Skype foi descontinuado em 5 de maio de 2025, após mais de 20 anos de serviços de chamadas de voz e chat para milhões de pessoas em todo o mundo. Embora tenha marcado uma geração, muitos usuários podem não sentir tanta falta, considerando a existência de diversas alternativas disponíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há alguns anos, os usuários precisavam pagar para utilizar os recursos de chamadas de voz do Skype. Atualmente, a maioria das alternativas disponibiliza esse serviço gratuitamente, juntamente com chamadas de vídeo e conversas por chat.
Algumas alternativas incluem versões pagas, porém os recursos essenciais são gratuitos. Veja abaixo cinco aplicativos para substituir o Skype.
LEIA TAMBÉM:
● A extinção dos jumentos no Brasil: compreenda os impactos do comércio predatório
● O céu de julho apresentará chuva de meteoros e eventos celestes
● Os eventos da NASA serão transmitidos por streaming; confira quais
Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração unificada que permite que equipes se conectem e trabalhem juntas, independentemente de sua localização.
O Microsoft Teams é a escolha mais evidente da lista, devido ser um aplicativo semelhante desenvolvido pela mesma empresa que controlava o Skype. Além de ligações de voz e mensagens de texto, o Teams disponibiliza planos pagos para empresas que buscam estabelecer canais de comunicação oficiais com seus colaboradores.
A versão gratuita disponibiliza chamadas de vídeo, mensagens de texto, compartilhamento de arquivos e criação de grupos. Apesar de não ser amplamente utilizada no cotidiano, pode ser uma opção adequada para gerenciar atividades em equipe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prós:
Contras.
Google Meet
Adicionalmente ao Skype e ao Microsoft Teams, o Google Meet é um dos softwares mais empregados para videoconferências e chamadas de voz. A versão premium integra-se aos planos do Google Workspace e disponibiliza funcionalidades complementares, destinadas sobretudo a organizações.
Prós:
Contras.
Zoom
Apesar de sua fundação em 2011, o Zoom se tornou um dos aplicativos de videoconferência mais populares entre empresas que necessitavam de alternativas para reuniões virtuais durante a pandemia.
Além de apresentar uma interface simples, a versão gratuita oferece diversos recursos que facilitam a comunicação entre equipes.
Prós:
Contras.
Slack
O Slack é amplamente empregado por empresas e organizações que desejam proporcionar diversas maneiras de comunicação com seus colaboradores. Embora o chat e o sistema de gerenciamento de tarefas sejam os recursos mais utilizados, a plataforma também possibilita videoconferências e chamadas de áudio.
Para equipes pequenas, a versão gratuita geralmente é adequada, porém possui restrições de armazenamento e acesso ao histórico de mensagens.
Prós:
Contras.
O WhatsApp, da Meta, sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, disponibiliza recursos avançados de chamadas de vídeo, adequados tanto para uso individual quanto corporativo.
O WhatsApp é uma das opções mais parecidas com o Skype, com foco em mensagens de texto, áudio e vídeo. O aplicativo está disponível para smartphones Android e iOS, além de contar com versões para computadores Windows e Mac.
Prós:
Desvantagens:
Fonte: CNN Brasil