Smart Sampa lança ‘SP24’ para monitorar Sabesp e outros serviços
Centro de Inteligência SP24 terá parceria com Estado e licitação deve ser publicada sexta-feira.
Prefeitura de São Paulo Lança Licitação para Obras no Palácio dos Correios
A Prefeitura de São Paulo anunciou a próxima publicação da licitação para a reforma e modernização do Palácio dos Correios, um edifício centenário localizado no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. O prédio será transformado no “Centro de Inteligência SP24”, uma nova sede de monitoramento contínuo da administração municipal.
O novo centro ampliará a abrangência dos serviços já existentes, com atuação coordenada com o Estado de São Paulo.
Novos Serviços e Parcerias
O SP24 receberá informações das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, além das concessionárias Sabesp e Comgás. A Prefeitura também integrará o monitoramento da SPTrans, da Defesa Civil Municipal e do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Leia também:
Tarcísio retorna a Brasília para reunião com Fachin
Tarcísio aumenta presença nas redes sociais em 2026
Nunes conversa com Tatto sobre tarifa zero: ‘SP está dentro’, mas precisa de espaço fiscal
O centro incluirá uma central de monitoramento de pontes e viadutos, piscinões, níveis de córregos e rios, e defesas ambientais. Além disso, o SP24 utilizará os sistemas Gaia, Geosampa, agro ambiental e os vinculados ao órgão SPRegula, abrangendo iluminação pública e semáforos.
Transformação do Espaço
A gestão municipal pretende transformar o Palácio dos Correios em um “polo de inovação, tecnologia e serviços públicos”, com acesso aberto à população. A licitação será semi-integrada, com a Prefeitura enviando o projeto básico e a construtura vencedora responsável pela execução da obra.
Os detalhes estão sendo definidos nesta semana, com o secretário de Governo, Edson Aparecido.
Cronograma e Expectativas
A expectativa é que o Smart Sampa, que já opera na cidade, esteja em funcionamento no local no primeiro semestre do ano que vem. Para o ano que vem, a expectativa é aumentar o número de câmeras do Smart Sampa em 40 mil para 60 mil. O secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou a implementação de duas câmeras com alcance de até 20km, que permitirão o reconhecimento facial em áreas distantes.
As câmeras, que serão instaladas em novembro, devem ser implementadas antes do fim do ano.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)