Socorros médicos resgatam recém-nascido preso à respiração no Complexo do Alemão, no Rio

A criança, após a reanimação, foi levada junto com a mãe para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

10/05/2025 13h47

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Militar da Unidade de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, efetuou uma ação para salvar a vida de uma criança que estava engasgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a mãe solicitar ajuda às autoridades policiais, estes prestaram atendimento e realizaram a manobra de Heimlich (detalhada abaixo). Após a reanimação, a bebê foi encaminhada com a mãe para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A avó da menina expressou sua gratidão aos agentes da Polícia Militar que a salvaram, em vídeo publicado nas redes sociais.

Leia também:

Após ser reanimada, a criança foi levada com a mãe para a UPA.

Agradecemos à família pelas palavras de carinho, apoio e reconhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conte sempre com a Polícia Militar!

@pmerj (@PMERJ) 10 de maio de 2025

O que é a Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é um procedimento que visa desobstruir as vias aéreas, elevando a pressão abdominal e torácica, auxiliando na expulsão do objeto que impede a passagem de ar.

O engasgo é uma reação do organismo para remover um alimento ou objeto que pode ter bloqueado as vias aéreas durante a deglutição. Ocorre quando o objeto se dirige à traqueia, responsável pelo transporte de ar.

Ao engolir, a epiglote, uma estrutura situada atrás da língua, se fecha, impedindo que o alimento alcance os pulmões e direcionando-o para o estômago. Se essa válvula não bloquear a passagem da comida, bebida ou objeto, pode resultar em engasgo.

Em situações críticas, o engasgo pode causar inconsciência ou morte por asfixia. A intervenção rápida pode evitar complicações graves, incluindo o emprego de técnicas como a Manobra de Heimlich.

A Manobra de Heimlich é realizada da seguinte forma.

Em adultos, a Manobra de Heimlich é aplicada se a pessoa estiver consciente. O socorrista se aproxima por trás, utilizando os braços para envolver o abdômen da vítima que está engasgando. Unindo as duas mãos, com a mão direita abaixo da esquerda, exerce-se pressão na região entre o umbigo e o osso esterno (localizado à frente do tórax). Essa pressão deve ser feita para cima e para dentro até que o alimento ou objeto seja eliminado.

Já em crianças pequenas, o procedimento é o mesmo, mas o socorrista pode realizá-lo ajoelhado ou sentado com a criança no colo, para facilitar a manobra.

Como acontece em bebês

Nos recém-nascidos, a técnica deve ser aplicada de maneira distinta: o bebê deve ser posicionado com a boca voltada para baixo, com o peito apoiado sobre o antebraço do socorrista e com a cabeça mais baixa que o corpo. O socorrista deve realizar os batimentos entre as escápulas cinco vezes, utilizando a palma da mão, de forma firme, mas tomando o cuidado para não ferir o bebê.

Em seguida, a pessoa que executa a manobra deve verificar a boca da criança e remover qualquer objeto visível. Caso as vias aéreas permaneçam obstruídas, o bebê deve ser posicionado de cabeça para baixo, com o dedo indicador e médio empurrados para dentro e para cima sobre o esterno.

É necessário reavaliar a boca da criança em busca de algum objeto visível. O socorrista deve prosseguir com o procedimento quantas vezes for necessário, pois o choro indica um bom sinal de recuperação.

O Corpo de Bombeiros alerta que essas ações somente devem ser praticadas se a criança estiver acordada. Em caso de inconsciência, é imprescindível buscar assistência médica imediatamente.

.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.