Socorros médicos resgatam recém-nascido preso à respiração no Complexo do Alemão, no Rio

A criança, após a reanimação, foi levada junto com a mãe para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Militar da Unidade de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, efetuou uma ação para salvar a vida de uma criança que estava engasgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a mãe solicitar ajuda às autoridades policiais, estes prestaram atendimento e realizaram a manobra de Heimlich (detalhada abaixo). Após a reanimação, a bebê foi encaminhada com a mãe para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A avó da menina expressou sua gratidão aos agentes da Polícia Militar que a salvaram, em vídeo publicado nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM!

Após ser reanimada, a criança foi levada com a mãe para a UPA.

Agradecemos à família pelas palavras de carinho, apoio e reconhecimento.

Conte sempre com a Polícia Militar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

@pmerj (@PMERJ) 10 de maio de 2025

O que é a Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é um procedimento que visa desobstruir as vias aéreas, elevando a pressão abdominal e torácica, auxiliando na expulsão do objeto que impede a passagem de ar.

O engasgo é uma reação do organismo para remover um alimento ou objeto que pode ter bloqueado as vias aéreas durante a deglutição. Ocorre quando o objeto se dirige à traqueia, responsável pelo transporte de ar.

Ao engolir, a epiglote, uma estrutura situada atrás da língua, se fecha, impedindo que o alimento alcance os pulmões e direcionando-o para o estômago. Se essa válvula não bloquear a passagem da comida, bebida ou objeto, pode resultar em engasgo.

Em situações críticas, o engasgo pode causar inconsciência ou morte por asfixia. A intervenção rápida pode evitar complicações graves, incluindo o emprego de técnicas como a Manobra de Heimlich.

A Manobra de Heimlich é realizada da seguinte forma.

Em adultos, a Manobra de Heimlich é aplicada se a pessoa estiver consciente. O socorrista se aproxima por trás, utilizando os braços para envolver o abdômen da vítima que está engasgando. Unindo as duas mãos, com a mão direita abaixo da esquerda, exerce-se pressão na região entre o umbigo e o osso esterno (localizado à frente do tórax). Essa pressão deve ser feita para cima e para dentro até que o alimento ou objeto seja eliminado.

Já em crianças pequenas, o procedimento é o mesmo, mas o socorrista pode realizá-lo ajoelhado ou sentado com a criança no colo, para facilitar a manobra.

Como acontece em bebês

Nos recém-nascidos, a técnica deve ser aplicada de maneira distinta: o bebê deve ser posicionado com a boca voltada para baixo, com o peito apoiado sobre o antebraço do socorrista e com a cabeça mais baixa que o corpo. O socorrista deve realizar os batimentos entre as escápulas cinco vezes, utilizando a palma da mão, de forma firme, mas tomando o cuidado para não ferir o bebê.

Em seguida, a pessoa que executa a manobra deve verificar a boca da criança e remover qualquer objeto visível. Caso as vias aéreas permaneçam obstruídas, o bebê deve ser posicionado de cabeça para baixo, com o dedo indicador e médio empurrados para dentro e para cima sobre o esterno.

É necessário reavaliar a boca da criança em busca de algum objeto visível. O socorrista deve prosseguir com o procedimento quantas vezes for necessário, pois o choro indica um bom sinal de recuperação.

O Corpo de Bombeiros alerta que essas ações somente devem ser praticadas se a criança estiver acordada. Em caso de inconsciência, é imprescindível buscar assistência médica imediatamente.

.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile