Sonda espacial lançada pela União Soviética em 1970 pode retornar à Terra em maio
Lançada em março de 1972 para explorar Vênus, a sonda foi abandonada em órbita e projetada para retornar à superfície terrestre em maio.

Após 53 anos em órbita, a sonda soviética Kosmos 482, lançada em março de 1972, deve atingir a superfície da Terra em 10 de maio, conforme a Universidade Técnica de Delft, na Holanda.
A nave foi lançada na missão Verena, com o objetivo de explorar Vênus, porém a parte superior do propulsor se desprendeu antes do previsto, deixando a sonda abandonada em órbita. O pesquisador Marco Langbroek monitora o objeto e prevê sua reentrada para as 6h da manhã, sem saber o local exato do impacto.
Atualmente, não há razão para preocupação, pois a probabilidade de a sonda cair no mar é superior à de cair em terra. Contudo, considerando que foi projetada para suportar a pressão em Vênus, estima-se que a Kosmos 482 chegue à Terra relativamente preservada, com uma velocidade final de 233 km/h. A sonda possui um metro de comprimento e cerca de 500 kg.
Os riscos são parecidos com os decorrentes de um impacto de meteorito. Não são elevados, mas também não são inexistentes, conforme escreveu Langbroek em seu blog, onde divulga atualizações sobre a posição da Kosmos 482.
LEIA TAMBÉM:
● Pesquisa estima o tempo necessário para homens e mulheres desenvolverem sentimentos de amor
● Japão desenvolve drone capaz de provocar e controlar tempestades
● Descubra a evolução do camelo para a adaptação ao calor intenso do deserto
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!
Fonte: Metrópoles