S&P 500 e Dow sobem às máximas apesar de shutdown nos EUA

S&P 500 e Dow Jones atingem novas máximas impulsionadas por avanços no setor de tecnologia e expectativas de corte na taxa de juros.

06/10/2025 6:00

2 min de leitura

S&P 500 e Dow sobem às máximas apesar de shutdown nos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

Mercado Aciona Rali Apesar de Paralisação no Governo dos EUA

Investidores e analistas enfrentam um cenário de incerteza econômica sem precedentes devido a uma parcial paralisação do governo dos Estados Unidos. No entanto, os mercados, incluindo o S&P 500, o Dow Jones e o Nasdaq, continuaram a registrar novos recordes históricos durante a semana passada. A suspensão de dados econômicos essenciais, como o relatório de empregos de setembro, impacta a tomada de decisões tanto pelo Federal Reserve (Fed) quanto pelos investidores.

Impacto da Paralisação

A paralisação, causada por um impasse no Congresso, levou à suspensão temporária da divulgação de indicadores do Bureau of Labor Statistics (BLS), do Bureau of Economic Analysis e do Censo dos EUA. A falta de dados atualizados sobre o mercado de trabalho, juntamente com sinais de fragilidade na economia, aumenta a incerteza.

Desempenho dos Índices

O Dow Jones subiu 0,51% e fechou acima dos 47 mil pontos pela primeira vez, enquanto o S&P 500 avançou para 6.715 pontos, um novo recorde. O Nasdaq, mais sensível às ações de tecnologia, recuou 0,28% devido a perdas em papéis da Tesla (TSLA).

Leia também:

Tendências e Previsões

Investidores já precificam uma chance de 97,8% de novo corte de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do FOMC. A duração do shutdown é um fator crucial, com o Bank of America indicando que, em média, as paralisações do governo duram oito dias, com menos da metade ultrapassando esse período.

Dados Alternativos e Incertezas

Indicadores alternativos, como os divulgados pela ADP e pelo ISM, fornecem informações sobre o setor privado, mas não substituem os dados oficiais do governo. A falta de dados atualizados sobre o mercado de trabalho coincide com outros sinais de fragilidade na economia.

Riscos e Valorações

Analistas alertam que os valuations atuais estão elevados, com múltiplos de preço-lucro se aproximando dos níveis da bolha das pontocom em 2000. A incerteza em torno da duração do shutdown aumenta o risco de ajustes nos preços das ações.

Conclusão

Apesar do otimismo no curto prazo, os riscos continuam no radar. A duração do shutdown é um fator crucial, com o Bank of America indicando que, em média, as paralisações do governo duram oito dias, com menos da metade ultrapassando esse período.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)