Spotify remove canções de Djavan, Gal Costa, Roberto Carlos e outros; veja detalhes
29/01/2024 às 13h22
O Spotify retirou de sua biblioteca músicas de vários artistas brasileiros como Roberto Carlos, Djavan, Gal Costa, Ana Carolina e Maria Bethânia. Os usuários não estão conseguindo ouvir as canções tanto pelo app do celular quanto pelo computador.
A situação foi percebida pelos brasileiros e relatada pelas sociais. No X (antigo Twitter), os assinantes do serviço de streaming reclamaram que estavam sem acesso a parte da discografia dos músicos.
Lista das músicas removidas
São dezenas as músicas retiradas do Spotify, sendo que os artistas brasileiros da MPB parecem ter sido os mais afetados. Para se ter uma ideia, álbuns quase inteiros dos cantores não estão mais disponíveis.
O cantor alagoano Djavan teve a maioria de suas músicas dos álbuns “Meu lado” e “Malásia” removidas do aplicativo. Atualmente, no primeiro álbum, só estão disponíveis as duas últimas músicas, e no segundo, apenas as três últimas estão disponíveis para audição.
No caso de Ana Carolina, o álbum “Dois Quartos” oferece apenas duas músicas: “Rosas” e “Vai”. Roberto Carlos, que tem dezenas de produções, possui álbuns como “Amor Sem Limite” com apenas duas músicas também.
Leia também:
Aprenda a Tocar Violão Sozinho com esses 3 Aplicativos Incríveis
Descubra os Melhores Apps para Mudar a Voz no Celular
Aplicativo para Treinar a Voz para Cantar: 5 Opções Que Vão Elevar Sua Performance
Os brasileiros não foram os únicos afetados. John Lennon, músico britânico, teve suas canções removidas também. Usuários das redes sociais notaram que até mesmo músicas escritas por ele, mas interpretadas por outros artistas, foram excluídas.
Esse foi o caso da música “Fame”, escrita por Lennon, Bowie e Carlos Alomar.
Há outro ponto vista.
Em contato com o Spotify para saber o porquê as músicas foram retiradas do aplicativo, mas até o fechamento do texto não obteve um retorno. A matéria será atualizada quando a plataforma se pronunciar sobre o assunto.