Startup da Ucrânia fatura US$ 720 milhões e cresce 90% em meio à guerra
Empresa registra crescimento de 90% durante a guerra, converte conhecimento em lucro e projeta abertura de capital até 2029.

Headway Inc.: Crescimento em Tempos Difíceis
Apesar das sirenes de ataques aéreos em Kiev, a empresa ucraniana Headway Inc. continuou suas operações e até expandiu. Fundada por Anton Pavlovsky, de 40 anos, a startup de tecnologia educacional tem como missão proporcionar acesso rápido e acessível ao conhecimento.
Com uma avaliação de US$ 720 milhões e uma receita anual estimada em US$ 160 milhões, a Headway demonstra que uma gestão estratégica e decisões ágeis podem levar uma organização ao sucesso, mesmo em cenários adversos.
Desde sua fundação em 2019, a empresa conquistou 160 milhões de usuários e opera com lucro desde >
Leia também:

São Paulo mira R$ 90 milhões com startups e capta R$ 11 milhões para inovação no clube

Roberta Santos Luque Silva troca carreira no mercado financeiro por pizzaria de R$ 2,2 milhões

Grupo Rão desafia iFood com superapp e aposta em sushi de R$ 1 para aumentar vendas
2020. Em 2022, mesmo diante da invasão russa, a receita cresceu 90% e, desde então, triplicou.
Modelo de Monetização Eficiente
A Headway adota um modelo de negócios baseado em assinaturas personalizadas e dinâmicas. O preço inicial é de US$ 7,99 por semana, mas a empresa oferece pacotes promocionais que tornam o serviço acessível, com valores que podem cair para menos de US$ 20 por ano.
Além disso, a empresa diversifica suas receitas com recursos pagos nos aplicativos, parcerias com a Amazon e publicidade limitada. Essa estrutura robusta permitiu que a Headway se tornasse lucrativa em menos de dois anos, mesmo com investimentos em novos produtos e expansão global.
Expansão do Portfólio e Casa de Marcas
Ao invés de seguir a tendência de super aplicativos, Pavlovsky optou por um modelo de “casa de marcas”, com produtos específicos para diferentes públicos. Além do aplicativo principal, Headway, que oferece resumos de livros, a empresa lançou:
- Impulse: aplicativo de jogos mentais e testes de QI
- Nibble: voltado para o público sênior, com aulas de STEM e humanidades
- AddMile: plataforma de coaching de vida
- Skillsta: aplicativo focado no desenvolvimento de habilidades sociais
O crescimento foi impulsionado pela expansão do Impulse e do Headway, que agora representam mais de 90% da base de usuários, que saltou de 20 milhões em 2022 para 150 milhões em 2025.
Publicidade e Retorno sobre Investimento
Parte do sucesso da Headway se deve ao uso de ferramentas como Midjourney e HeyGen para criar conteúdo visual e vídeos. Em 2024, os anúncios da empresa geraram 7 bilhões de impressões e 46 milhões de novos usuários.
O retorno sobre investimento (ROI) em anúncios de vídeo aumentou 40% com o uso de IA, e os criativos estáticos já representam 20% das novas assinaturas. A maior parte da receita, mais de 50%, provém dos Estados Unidos.
Expansão Internacional e Planos Futuros
Com produtos traduzidos para 21 idiomas, a Headway se prepara para uma maior globalização. Em julho de 2025, a empresa recebeu um investimento do fundo europeu Bullhound Capital, que já investiu em empresas como Spotify e Slack.
O objetivo de Pavlovsky é alcançar US$ 1 bilhão em receita até 2029, com planos de abrir capital na Bolsa de Valores de Nova York. Em janeiro de 2026, a empresa inaugurará seu primeiro escritório nos EUA.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)