SteamOS recebe suporte ao Legion GO S e outras atualizações
A atualização 3.7.8 prepara também o SteamOS para notebooks com hardware da AMD.

A Valve lançou nesta sexta-feira (23) a versão estável do SteamOS 3.7.8, que representa a primeira vez que oferece suporte oficial a um notebook que não seja o Steam Deck. O produto em questão é o novo Legion GO S, e ele deve inaugurar uma nova fase de computadores portáteis que utilizam o sistema operacional como base.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa também se preparou para isso, implementando uma atualização para aprimorar seu suporte a outras máquinas futuras que utilizam hardware da AMD. Apesar da plataforma possuir características mais abertas que o Windows, os fabricantes que desejam utilizá-la ainda precisarão requerer uma licença de uso oficial.
A versão 3.7.8 do SteamOS foi atualizada para a versão 6.11 do kernel do Linux, e suas notas oficiais indicam que isso trará benefícios para instalações no ROG Ally, que é citado por nome. A atualização também promete melhor suporte a controles de outras fabricantes, incluindo os Pro Controllers do Switch e o recém-lançado Proteus Controller, com características modulares.
LEIA TAMBÉM:
● Warhammer 40K: Space Marine terá versão com resolução 4K nativa no PC e Xbox
● Spider-Man 2 para PC ganha suporte ao DLSS 4 e otimizações para GPUs RTX 50 no Patch 10
● Maxsun apresenta GPU RTX 50 com resfriamento líquido e iluminação RGB notável
SteamOS recebeu outras melhorias para a qualidade de vida.
A Valve também esclareceu que, embora o suporte a acessórios externos tenha sido melhorado, ainda existem algumas falhas. Dentre elas, persiste um bug antigo que indica que controles do Super Nintendo estão conectados quando não é o caso. Isso pode desapontar principalmente aqueles que utilizam a plataforma como uma maneira fácil de usar emuladores.
A nova versão do SteamOS também otimizou o uso de dispositivos Bluetooth, permitindo que o status de carga da bateria seja consultado com mais facilidade. Além disso, eles podem ser utilizados para despertar qualquer versão de PC portátil. Anteriormente, esse recurso estava restrito a quem possuía o modelo OLED.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, a Valve também implementou diversas correções de bugs e otimizações para alguns dos jogos compatíveis. Por fim, o recurso que restringe o consumo da bateria a 80% da sua capacidade total foi removido da fase Beta. Dessa forma, quem deseja prolongar a duração da bateria do aparelho pode utilizar a opção em versão definitiva.
A Valve amplia a verificação do Steam Deck para outros dispositivos SteamOS.
Fonte: Adrenaline