Stellantis lança primeiro carro híbrido e marca inédita em Pernambuco

A Jeep planeja incorporar sistemas híbrido-leves em seus modelos e expandir sua linha com seis novos carros até o ano de 2030.

22/05/2025 22h07

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Stellantis divulga atualizações para sua unidade em Goiana (PE), uma das mais avançadas do grupo global. Na celebração dos dez anos da fábrica, a empresa prepara duas novidades para o mercado. A unidade industrial irá produzir no próximo ano o primeiro automóvel híbrido e, em 2027, uma nova marca terá um modelo “feito em Pernambuco”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi divulgada pelo presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano. O executivo não detalhou quais modelos serão lançados, mas a CNN avançou com informações. Serão investidos R$ 13 bilhões no local até 2030, período em que serão introduzidos seis novos carros, incluindo modelos inéditos e novas gerações.

Atualmente, são fabricados os modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro e a Ram Rampage. A nova marca a ser produzida no local também pertence à Stellantis. O executivo não revelou se é inédita no país ou já presente no mercado. “As perspectivas para o futuro são excelentes! Teremos uma nova marca e seis novos produtos na fábrica entre 2025 e 2030. Confirmamos também que o primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid produzido em Goiana será lançado em 2026.”

LEIA TAMBÉM:

Atualmente, a unidade possui capacidade produtiva de 280 mil veículos por ano e se aproxima da marca de 2 milhões de unidades fabricadas. A fábrica trabalha com a plataforma STLA Small Wide e está focada em veículos de categoria do Jeep Renegade e acima.

Em 2025, um dos modelos já fabricados deverá apresentar uma versão híbrida com a plataforma BioHybrid. Atualmente, os modelos Fiat Pulse e Fastback já possuem o sistema híbrido-leve (MHEV) de 12V, combinado com o motor 1.0 Turbo T200. A Stellantis também aplicará esse recurso ao motor 1.3 Turbo T270. Assim, todos os veículos da fábrica poderão receber a tecnologia. A expectativa é que o Compass ou o Commander sejam os primeiros a exibir a novidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2027, uma nova marca contará com uma unidade fabril em Goiana. Uma vez mais, não foi revelada, mas a Peugeot é uma forte candidata, com o novo SUV médio 3008. A marca francesa deixou de produzir automóveis no Brasil; o 208 e o 2008 são importados da Argentina.

Desenvolvido pela combinação de esforços da Stellantis, o mais recente modelo 3008 da Peugeot é produzido na plataforma STLA Medium e poderá ser fabricado em Goiana. O veículo já foi observado em testes no Brasil, apresentando o design do modelo elétrico que acompanha esta reportagem. Essa versão importada chegará inicialmente para “preparar o terreno” antes do início da produção em 2027. O automóvel contará com motor 1.3 T270 MHEV ou uma opção híbrido plug-in (PHEV).

Os números de Goiana

A unidade da Stellantis em Goiana (PE) gera, de forma direta e indireta, mais de 14.700 empregos e contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico local, com a presença do setor automotivo aumentando de 1,5% do Valor da Transformação Industrial (VTI) de Pernambuco, em 2011, para 12,4% em 2022. No município de Goiana, a participação no Produto Interno Bruto estadual subiu de 1%, em 2013, para 4,8% em 2021.

A rede de fornecedores também acompanhou o crescimento: aumentou de 22 parceiros em 2015 para 38 em 2025, com previsão de atingir 100 no próximo futuro.

Stellantis lançará seu primeiro carro chinês, o Leapmotor C10, no Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.