STJ analisa ação do Rumble contra Alexandre de Moraes e Allan dos Santos
Allan dos Santos acusa plataforma de descumprir decisões judiciais e ignorar perfis acusados de ataques à democracia.

O Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, protocolou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma ação movida pela plataforma americana Rumble e pela Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão ocorreu na última segunda-feira, 29, data em que Moraes assumiu a vice-presidência do STF.
Detalhes da Ação
O processo, iniciado em fevereiro nos Estados Unidos, acusa Moraes de violar a liberdade de expressão ao ordenar a remoção de conteúdos da rede social. A ação busca considerar essas decisões ilegais no território americano. Em agosto, a Justiça Federal da Flórida notificou o STJ para intimizar o ministro.
Sanções Adicionais
Este caso se soma às sanções já impostas pelos Estados Unidos a Moraes, que teve o visto cancelado e foi incluído na lista da Lei Magnitsky, mecanismo utilizado contra ditadores e organizações acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos. Essa medida bloqueia o acesso ao sistema financeiro americano, impedindo o uso de bancos, corretoras e cartões de crédito do país.
Leia também:

Carlos Bolsonaro registra boletim de ocorrência contra MTST

Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho tenta vender carro de luxo após PF investigar esquema de fraudes

Dino defende que Congresso mantenha tamanho das penas no caso do golpe
Reação do Ministro Moraes
O relator da ação, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por trampar um golpe de Estado, atribuiu as pressões externas a uma “organização miliciana”. Afirmou: “Enganam-se essa organização miliciana e aqueles brasileiros escondidos e foragidos fora do território nacional em esperar fraqueza institucional ou debilidade democrática”.
Disputa com a Rumble
A disputa com a Rumble começou quando a plataforma se recusou a cumprir determinações para remover perfis acusados de ataques à democracia, como o do blogueiro Allan dos Santos. Em fevereiro, Moraes chegou a bloquear o acesso à rede no Brasil por não indicar representante legal no país. Mais recentemente, o ministro ordenou a suspensão do perfil do comentarista Rodrigo Constantino, atualmente cidadão americano residente nos EUA.
Posição do Advogado da Rumble
Nos Estados Unidos, o advogado da Rumble, Martin de Luca, celebrou a inclusão de Moraes na Lei Magnitsky e declarou que “nenhum juiz estrangeiro tem autoridade para censurar o discurso americano ou penalizar empresas americanas por cumprirem as proteções constitucionais em solo americano”.
Ações do Deputado Eduardo Bolsonaro
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está desde fevereiro nos EUA, articula junto a autoridades locais novas sanções contra integrantes do Judiciário brasileiro envolvidos nos processos contra o ex-presidente.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)