Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Stone aponta crescimento de 0,6% nas vendas do varejo em abril

Stone aponta crescimento de 0,6% nas vendas do varejo em abril

Sete dos oito setores avaliados registraram desempenho positivo, com o comércio digital se destacando, impulsionado por um crescimento de 5,3%.

Por: Redação ZéNewsAi

13/05/2025 6:05

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O comércio brasileiro apresentou crescimento de 0,6% nas vendas em abril de 2025, em relação a março. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (13.mai.2025) pelo IVS (Índice do Varejo Stone). Na comparação com abril de 2024, o aumento foi de 0,4%.

A análise revela que sete dos oito setores avaliados apresentaram desempenho positivo no mês. O comércio eletrônico registrou um aumento de 5,3%, enquanto o setor físico cresceu 0,3%.

Formulário de cadastro

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Em nível regional, 19 estados apresentaram crescimento na comparação anual. O Acre lidera com 12,1%, seguido por Amapá (9,4%) e Sergipe (8,6%). Entre os estados com desempenho negativo, o Distrito Federal registrou a maior queda, de 4,7%.

O setor de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria apresentou o maior crescimento mensal, com 7%. Material de Construção registrou um crescimento de 2,1%. Tecidos, Vestuário e Calçados e Móveis e Eletrodomésticos também tiveram alta de 1,3%.

Artigos Farmacêuticos (0,8%), Combustíveis e Lubrificantes (0,6%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,2%) também registraram desempenho positivo. O setor de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo foi o único com queda, de 2,2%.

Na comparação anual, Combustíveis e Lubrificantes apresentaram o melhor desempenho, com alta de 5,8%. Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo registraram crescimento de 4%. Tecidos, Vestuário e Calçados avançaram 3,3%.

Mobiliário e eletrodomésticos apresentaram queda de 3,2%, artigos farmacêuticos de 3%, material de construção de 2,6% e outros artigos de uso pessoal e doméstico de 1,5%. O setor de livros, jornais, revistas e papelaria manteve-se estável.

No comparativo anual, o comércio eletrônico registrou queda de 4,8%, enquanto o comércio tradicional apresentou aumento de 1,3%.

Entre os estados com crescimento anual expressivo, destacam-se Rio Grande do Sul (5,7%), Pará (5,5%), Espírito Santo e Bahia (4,3%), Pernambuco (3,7%), Paraná (3,4%), Goiás (3,2%), Santa Catarina (2,6%), São Paulo (2,5%), Paraíba (2,2%), Tocantins e Ceará (1,9%), Mato Grosso (1,8%), Maranhão (0,6%) e Piauí (0,5%).

Além do Distrito Federal, outros estados apresentaram resultados negativos: Mato Grosso do Sul (-4,4%), Rondônia (-3,3%), Rio de Janeiro (-2,7%), Amazonas (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,3%), Alagoas (-0,6%) e Minas Gerais (-0,2%).

Em abril, persistiram os sinais de fragilidade do mercado de trabalho, com o aumento da taxa de desemprego e a redução na criação de empregos formais. As famílias continuaram sob pressão devido ao elevado nível de endividamento e à inflação ainda elevada. Apesar de alguns indicadores demonstrarem certa estabilidade, o cenário geral indica uma desaceleração da atividade econômica. é cedo para prever uma mudança nessa tendência – será necessário analisar os próximos meses para verificar se há, de fato, uma alteração no ritmo da economia, afirmou Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.

Apesar de uma leve melhora em diversos setores em abril, os avanços não foram suficientes para superar as quedas registradas no mês anterior. Por exemplo, o setor de Vestuário avançou 1,3% em abril após ter recuado 3,3% em março, o que indica que o nível de atividade permanece abaixo do patamar médio. Geralmente, o varejo opera em ritmo lento, sem sinais claros de recuperação sustentada, afirmou Matheus Calvelli.

O IVS é um estudo mensal que acompanha o desempenho do varejo nacional, com base em dados coletados das operações por meio de cartões, vouchers e Pix, dentro do grupo StoneCo. A análise abrange diversos segmentos do varejo e oferece um panorama regional do desempenho comercial no país.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
análise varejocomércio eletrônicodados varejodesempenho comercialdesempenho varejoindicadores varejoStone
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

Ucrânia: Paris Discute Garantias de Segurança com Zelensky e Aliados Globais!

06/01/2026 11:34 | 1 min de leitura

● UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

● Bolsonaro Surpreende: Michelle Anuncia Queda do Ex-Presidente em Detalhes!

06/01/2026 11:30 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!