Suprema Corte analisa hoje acusados dos polos 2 e 4 do esquema criminoso
A fase de oitivas dos réus representa um dos últimos momentos do processo, antecedendo aos requerimentos e formalidades complementares.

O Supremo Tribunal Federal irá ouvir, nesta quinta-feira (24), os 13 réus dos núcleos 2 e 4, que respondem no tribunal por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Os depoimentos ocorrerão de forma simultânea, em sessão virtual, às 9h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As oitivas foram agendadas após as declarações das testemunhas de acusação e defesa, bem como do tenente-coronel Mauro Cid, nas últimas semanas. A maior parte das oitivas foi conduzida por juízes auxiliares do gabinete do relator Alexandre de Moraes.
A realização destas audiências com os Réus constitui uma das últimas etapas do processo, antecedendo aos requerimentos e diligências complementares. Subsequentemente, ocorre a apresentação das alegações finais pela acusação e defesa. Em seguida, o caso pode ser encaminhado pelo ministro relator ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, para a definição da data do julgamento.
LEIA TAMBÉM:
● O homem negro afirma em seu depoimento que Moraes representava um fator crucial no contexto do golpe
● Mauro Vieira menciona ‘acusações plausíveis’ de genocídio em Gaza e exige responsabilidade de membros da ONU
● Lula impede diminuição da pena para crimes de lavagem de dinheiro e dissimulação de bens
O núcleo 2 é formado por seis réus acusados de serem responsáveis pelo “gerenciamento das ações” da organização criminosa, de acordo com a acusação da PGR (Procuradoria-Geral da República).
O núcleo 4, formado por sete réus, segundo a PGR, executava “operações estratégicas de desinformação” e disseminava notícias falsas sobre as eleições, além de coordenar ataques virtuais contra instituições democráticas e autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os requisitos do núcleo 2 são:
Os elementos-chave do núcleo são:
Todos os réus respondem pela tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, pela tentativa de golpe de Estado, pelo envolvimento em organização criminosa armada e pelo dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Fonte por: CNN Brasil