Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Suprema Corte condena Carla Zambelli a 10 anos de reclusão por invasão ao CNJ

Suprema Corte condena Carla Zambelli a 10 anos de reclusão por invasão ao CNJ

A Corte também decidiu, por consenso, que a deputada perde o mandato e o hacker Walter Delgatti é condenado a oito anos de reclusão.

Por: Redação ZéNewsAi

14/05/2025 20:29

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou unanimemente que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada a dez anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

Os ministros também condenaram o hacker Walter Delgatti a oito anos de prisão pelo mesmo motivo. Ambos respondiam pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Além da pena de prisão, Zambelli e Delgatti deverão pagar uma indenização no valor de R$ 2 milhões.

Leia também:

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

A turma também decidiu pela perda do mandato da deputada, a ser implementada após o trânsito em julgado da ação, quando não restar margem para recursos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) investigou os dois por tentarem atacar sistemas do CNJ com o objetivo de promover atos antidemocráticos.

A investigação revelou que foram inseridos documentos falsos no sistema do órgão, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Segundo a denúncia da PGR, Zambelli teve um papel central na invasão dos sistemas eletrônicos do CNJ e foi a autora intelectual do ataque hacker.

Zambelli, segundo a acusação, “arregimentou” o hacker Walter Delgatti, prometendo a ele benefícios em troca dos serviços.

De acordo com a acusação, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, Delgatti invadiu “várias vezes dispositivos de informática utilizados pelo Poder Judiciário, alterando informações, mandados de prisão, alvarás de soltura, decisões de quebra de sigilo bancário, e inclusive determinando ao sistema que emitisse documento ideologicamente falso”.

Zambelli disse o quê.

A defesa da deputada manifesta-se como “absolutamente injusto” que Zambelli tenha sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e indubitáveis”.

Advogados também criticam o processo do Supremo, alegando “inúmeras nulidades desprezadas e cerceamento de defesa”. Consideraram ainda “inadmissível” a ausência de audiência com os integrantes da Turma e a possibilidade de sustação oral dos advogados.

Leia a íntegra da nota:

A defesa da deputada Carla Zambelli reiteradamente manifesta sua insatisfação, não apenas pelo voto que considerou arbitrário, mas sobretudo pelas inúmeras nulidades ignoradas e cerceamento de defesa ocorridos. Ademais, apesar do respeito à 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, é inadmissível que o processo não tenha sido submetido a julgamento presencial ou virtual, com a possibilidade de sustentação oral na presença dos julgadores, nem que tenha sido oferecida audiência aos integrantes da Turma julgadora para que a defesa pudesse apresentar memoriais e externar pontos relevantes do caso. É injusto que a Deputada tenha sido julgada e condenada sem provas robustas e incontestáveis, ainda mais por fatos que desconhecia, como os alvarás falsos elaborados pelo mitomanista Walter para seu primo e terceiros. Ressalta-se que jamais se desconsiderará a Justiça e espera-se que algum dos Ministros possa solicitar vistas e examinar todos os argumentos apresentados pela defesa, com o objetivo de modificar o desvio sugerido pelo Relator.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Carla ZambelliCNJinvasão CNJprisão Carla ZambelliSuprema Corte
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Pop

Ryan Coogler Detalha Roteiro Perdido de Pantera Negra e Revela "Pantera Negra 3"!

30/12/2025 12:57 | 1 min de leitura

● Mercado Cripto 2025: Consolidação, Integração e Futuro da Criptomoeda

30/12/2025 12:05 | 4 min de leitura

● China Intensifica Exercícios Militares em Taiwan: Ameaças e Tensão Global Aumentam!

30/12/2025 12:30 | 2 min de leitura

● Favelas de SP Queimam: Desigualdade Térmica Alarmante Revelada em Estudo!

30/12/2025 11:40 | 2 min de leitura

● Jovem Suspeita em Crime Chocante em Campo Limpo: Prisão e Terceira Vítima!

30/12/2025 12:42 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!