Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Supremo Tribunal Federal decide que se tornam réus pelos crimes do núcleo 3 da suposta trama golpista

Supremo Tribunal Federal decide que se tornam réus pelos crimes do núcleo 3 da suposta trama golpista

A sessão julgamento ocorrerá nesta terça-feira (20); De acordo com as investigações, esse grupo era responsável pelas ações táticas da tentativa de golpe de Estado.

Por: Redação ZéNewsAi

20/05/2025 0:40

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará, na terça-feira (20), o julgamento do denominado “núcleo 3” do inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) relacionado à suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

As investigações indicam que o grupo estava responsável pelas ações táticas do suposto plano golpista, abrangendo o exercício de pressão sobre o alto comando das Forças Armadas para que aderissem à trama.

Foram denunciados pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Leia também:

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

O núcleo 3 é composto por 11 militares do Exército e um policial federal.

O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, assim como na recepção da denúncia dos outros núcleos já julgados, reservou a manhã de quarta-feira (21) para a continuidade da sessão, caso não seja possível encerrar o julgamento no primeiro dia.

Se os ministros aceitarem a denúncia da PGR, os acusados se tornariam réus e passariam a responder a uma ação penal na Suprema Corte.

A Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Cristiano Zanin, Carmen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

Em março, a Primeira Turma aceitou a denúncia da PGR contra o núcleo 1 por tentativa de golpe de Estado. Entre os integrantes deste grupo, está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas.

Em abril, a Turma decidiu sobre a denúncia contra o núcleo 2, que contava com seis membros, entre eles o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.

Em meados de maio, foram reportados sete membros do núcleo 4 acusados de coordenar ações de desinformação para disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques cibernéticos a instituições e autoridades.

O processo judicial contra os membros do núcleo 5, acusados de envolvimento em ações de desinformação, ainda não teve data marcada. Trinta e quatro indivíduos foram acusados pelo suposto esquema golpista.

Testemunhas

O Supremo Tribunal Federal ouviu, na segunda-feira (19), as testemunhas da Procuradoria-Geral da República no julgamento do núcleo 1 do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.

A reunião, com duração de quatro horas e meia, ouviu o testemunho de quatro testemunhas e foi conduzida pelo ministro relator do caso, Alexandre de Moraes.

Os demais ministros da Primeira Turma, assim como os réus Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto e Augusto Heleno, participaram da oitiva, realizada por videoconferência.

Todos os advogados dos réus podiam interrogar as testemunhas. A audiência iniciava com a Procuradoria-Geral da República, responsável pelas intimações, e prosseguia com os advogados dos acusados, em ordem alfabética.

Por fim, os ministros do STF poderiam intervir e questionar, o que foi realizado em poucas ocasiões por Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
investigação golpistaPGRSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!