Surfistas registram em vídeo ataque de tubarão na praia da Barra da Tijuca, no Rio

Surfista avistou animal no domingo (18) em aula no Posto 5; especialista indica que a ameaça é baixa.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um encontro repentino surpreendeu surfistas na manhã do último domingo (18), na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Durante uma aula de surf no Posto 5, o grupo observou um tubarão nadando próximo à área de uma onda quebrando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fotógrafo Juan Duarte, filho do instrutor de surf Pablo Duarte, capturou as imagens do animal. Pablo relatou ter notado as barbatanas a aproximadamente 50 metros da praia, na área denominada outside, onde os surfistas esperam as ondas, e removeu os alunos da água em precaução.

Enquanto os estudantes voltavam para a área de areia, Juan pegou sua câmera e conseguiu registrar o tubarão bem próximo. Veja a imagem:

LEIA TAMBÉM!

Ele apresentava, em média, entre 2,5 e 3 metros de comprimento, conforme declarado pelo fotógrafo. Ninguém sofreu lesões, apesar do susto.

Em entrevista à CNN, o biómarinho Marcelo Szpilman, especialista em peixes e tubarões e presidente do AquaRio, declarou que, pelas imagens, é possível identificar o animal como um tubarão-martelo.

“Considerando o tamanho da primeira nadadeira dorsal e o tipo de movimentação, eu diria que se trata de um tubarão-martelo, comum em nossa costa. Pela proximidade da arrebentação, muito provavelmente ele estava atrás de um cardume de peixes para se alimentar. Nada mais além disso”, explicou Szpilman.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista ainda adverte que os riscos de ataques de tubarão na costa do Rio de Janeiro são muito baixos.

Nos últimos 200 anos, ocorreram apenas 8 incidentes envolvendo tubarões em nossa costa. O risco para banhistas e surfistas é mínimo. Não há motivo para se temer, concluiu.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile