Surto de gripe aviária causa a morte de cisnes em zoológico no Rio Grande do Sul

A unidade em Sapucaia do Sul suspende atendimento até o resultado dos exames.

16/05/2025 9h55

1 min de leitura

A ocorrência de 38 cisnes e patos mortos no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) também está sendo investigada em relação à gripe aviária. Amostras foram coletadas e os resultados devem sair nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O zoológico permanece fechado ao público desde quarta-feira e só retornará a operar após a identificação das causas das mortes, conforme comunicado pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul.

A equipe técnica do zoológico relata que patos e cisnes de diversas espécies faleceram de forma súbita, sem apresentar sinais clínicos aparentes. Veterinários acompanham o estado de saúde dos demais animais.

LEIA TAMBÉM:

O Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), examina as amostras das aves que faleceram e também da água dos lagos em que habitavam. A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Seapi) espera os resultados.

A previsão inicial era que o parque fosse reaberto neste sábado. Contudo, com a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial, em Montenegro (RS), a normalização deve ser adiada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 50 quilômetros. Apesar de a prioridade ser investigar áreas localizadas em um raio de 10 quilômetros da fazenda, Sapucaia também foi colocada sob suspeita após a ocorrência da morte dos animais.

iFood anuncia aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.