Susumu Kitagawa, Omar M. Yaghi e Richard Robson dividem Nobel de Química 2025
Susumu Kitagawa, Omar M. Yaghi e Richard Robson dividem honra com a premiação mais importante.

Cientistas Recebem Prêmio Nobel de Química por Inovação em Estruturas Metalorgânicas
Susumu Kitagawa, um japonês, Omar M. Yaghi, de origem jordana-americana, e Richard Robson, nascido no Reino Unido, foram laureados nesta quarta-feira (8) com o Prêmio Nobel de Química. A premiação reconhece o desenvolvimento das estruturas metalorgânicas.
O júri detalhou que essas estruturas, chamadas de estruturas metalorgânicas, possuem aplicações significativas, como a recuperação de água do ar em ambientes desérticos, a captura de dióxido de carbono e a catálise de reações químicas.
Os nomes de Yaghi e Kitagawa estavam em consideração para o prêmio há vários anos. Heiner Linke, presidente do Comitê do Nobel de Química, destacou o potencial das estruturas metalorgânicas, afirmando que elas oferecem oportunidades inéditas para a criação de materiais personalizados com novas funções.
Leia também:

Egito reabre tumba de faraó Amenhotep III em evento histórico

Jonathan McKernan assume cargo importante no Tesouro após aprovação no Senado

Argentina extraditará Espert para os EUA por suposta ligação com tráfico
Esta premiação marca o terceiro prêmio da temporada de premiações do Nobel.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)