Tarcísio afirma que o vale de acabar com a democracia a pretexto de salvá-la
Para Tarcísio, pré-candidato à presidência, a prisão domiciliar de Bolsonaro é um “absurdo”.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de 50 anos, registrou em vídeo um forte posicionamento contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida na segunda-feira (4.ago.2025). Em determinado momento de sua declaração, Tarcísio questiona: “É justificável extinguir a democracia invocando o pretexto de salvá-la? Não é evidente que estamos progredindo em relação aos direitos individuais?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarcísio é frequentemente apontado como um possível candidato à presidência da República em 2026, para representar o cenário da direita. Ele inicia seu vídeo afirmando que “a prisão de Jair Bolsonaro é um absurdo”. Para o governador, “a verdade é que Bolsonaro foi julgado e condenado muito antes de tudo isso começar. Uma tentativa de golpe que não aconteceu, um crime que não existiu e acusações que ninguém consegue provar”.
O governador não mencionou o STF ou o ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a prisão domiciliar de Bolsonaro. Tarcísio mantém relação cordial com Moraes e com diversos membros do STF, que são alvo de críticas por parte de bolsonaristas.
LEIA TAMBÉM:
● A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira uma comissão para discutir a reforma do setor elétrico
● 900 mil vítimas da fraude no INSS ainda não buscaram restituição
● Nikolas critica Moraes sobre a prisão de Bolsonaro: “Qual foi a justificativa?”
O governador também não comenta sobre uma intenção da direita e dos bolsonaristas, que é instaurar um processo de impeachment contra Moraes no Senado. Essa hipótese atualmente é bastante improvável, devido à ausência do apoio de senadores para prosseguir com o processo.
Tarcísio tem defendido a necessidade de uma espécie de indulto para libertar os presos do 8 de janeiro e também incluir o ex-presidente Bolsonaro nesse processo. Em sua declaração gravada em vídeo, ele não emprega a palavra anistia, mas utiliza a expressão “desescalar a crise”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É imprescindível que as instituições adotem medidas para desescalar a crise, extinguir uma disputa que produz resultados nulos, evidenciando a incapacidade de resolver e mediar conflitos, sem gerar qualquer outro efeito senão a perda de confiança.
No final do seu vídeo, Tarcísio declara apoio a Bolsonaro: “Hoje, cada um dos brasileiros de bem que acredita na liberdade, na democracia e na justiça, está sendo punido também. Mas saibam, não vão calar o movimento. Força, presidente. Estamos com você.”
A prisão de Jair Bolsonaro é um absurdo. A verdade é que Bolsonaro foi julgado e condenado muito antes de tudo isso começar. Uma tentativa de golpe que não aconteceu, um crime que não existiu e acusações que ninguém consegue provar.
Vale a pena extinguir a democracia sob as…
Tarcísio Gomes de Freitas (tarcisiogdf) 5 de agosto de 2025
Fonte por: Poder 360