Governo de Tarcísio de Freitas destrava projetos! Rodoanel Norte e Linha 17-Ouro são entregues em SP! Rodaanel Norte abre em 22/11 e Linha 17-Ouro se aproxima!
O governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), anuncia a conclusão de dois projetos de infraestrutura que enfrentaram longos períodos de atraso. Trata-se da Linha 17-Ouro do Metrô e do trecho do Rodoanel Norte. Ambos os projetos, que demoraram a ser entregues ao longo de várias administrações, foram finalmente destravados com a atual gestão.
A primeira etapa da entrega será o Rodoanel Norte, com a inauguração prevista para a próxima segunda-feira, 22. A rodovia representa a última parte para completar o anel viário metropolitano, sendo considerada crucial para aliviar o congestionamento em São Paulo e na região metropolitana.
A primeira parte do trecho Norte, que conectará São Paulo, Guarulhos e Arujá, está com previsão de conclusão em dezembro de 2025. A segunda parte, que liga a Rodovia Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, deve ser entregue em 2026.
Com 44 quilômetros de extensão, o projeto envolveu um investimento total de R$ 3,4 bilhões, com R$ 1,35 bilhão provenientes do governo estadual e R$ 2 bilhões da concessionária Via Appia. A construção do trecho norte do Rodoanel começou em 2013, mas ficou paralisada por oito anos.
Inicialmente orçada em R$ 4,3 bilhões, a obra já havia consumido cerca de R$ 6,85 bilhões até 2019, o que levou a uma investigação por suspeitas de superfaturamento e corrupção. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP) identificou 1.500 falhas de engenharia e vícios na pré-licitação.
A Linha 17-Ouro, originalmente prevista para a Copa do Mundo de 2014, alcançou 97% de conclusão. As estações estão em fase final de acabamento e implantação dos sistemas. O projeto, que teve início em 2012, foi encurtado e se tornou mais caro, com previsão de oito estações e 6,7 km de extensão operacional, beneficiando 93 mil passageiros diários.
A linha conectará o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeraldo, na zona sul de São Paulo.
Outro projeto de destaque é o Túnel Santos-Guarujá. Após mais de 100 anos de discussão, um leilão foi realizado neste ano, e as obras devem começar no próximo ano. O túnel imerso, com 1,5 km de extensão, resolverá a travessia por balsas que leva mais de 30 minutos para um trecho de menos de 2 quilômetros, permitindo uma travessia em pouco mais de 5 minutos.
Este projeto inédito no Brasil beneficiará mais de 2 milhões de pessoas, ligando as regiões de Outeirinho e Macuco, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá. O investimento total é estimado em R$ 6,8 bilhões, com entrega completa e início da operação previstos para 2031.
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