Tarcísio deve deixar a Secretaria de Segurança Pública em dezembro
Secretário deseja renunciar ao cargo para acompanhar votação da PEC da segurança pública e cumprir prazo eleitoral no Senado em 2026.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), propôs ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a possibilidade de deixar o cargo em dezembro para acompanhar a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segurança pública na Câmara dos Deputados. A declaração foi feita durante a formatura de policiais militares, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado federal licenciado precisará deixar o cargo até abril de 2026 para cumprir o prazo de incompatibilização exigido pela legislação eleitoral caso deseje concorrer a uma vaga no Senado.
O secretário declarou que foi uma hipótese que ele próprio considerou, embora mais por motivo pessoal do que profissional. Contudo, se o governador Tarcísio solicitar e pedir para que ele permanecesse até o final de março, ele faria isso sem qualquer objeção.
LEIA TAMBÉM:
● Fundo Monetário Internacional autoriza liberação de 2 bilhões de dólares para a Argentina
● Lindbergh Farias defende a criação de crime de traição à nação, segundo reportagem
● O STF pode continuar utilizando serviços de empresas americanas, afirma advogado
Em vídeo publicado nas redes sociais no domingo (8 de jun.), ele negou que estivesse saindo do cargo por insatisfação do governador com seu trabalho.
A principal questão sobre minha volta em dezembro [para o Congresso] é devido ao tema da PEC da segurança pública. Acredito que tenho muito a colaborar lá [na Câmara dos Deputados], por ser parlamentar, pelo tempo e pela legitimidade de estar na maior Secretaria de Segurança Pública do país. Agora, eu posso fazer isso também acumulando a função de secretário, sem problema algum. Regra geral, fico até março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas manifestou apoio ao trabalho do secretário. “Existe para mim um grande apreço, um grande reconhecimento ao trabalho que o Derrite está fazendo. A gente tem visto os indicadores criminais caindo constantemente”, disse. “O trabalho que está sendo feito no centro de São Paulo é irrepreensível. Se depender de mim, o Derrite fica até o período, ao final do período de sua desincompatibilização”, afirmou.
Fonte por: Poder 360