Tarifa dos EUA para o Brasil é resultado de pressão política, afirma Amorim
O assessor de Lula declara que o aumento tarifário busca interferir no Poder Judiciário, e por isso se distingue das negociações entre EUA e União Europ…
O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, declarou no domingo (27.jul.2025) que a taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos ao Brasil não se compara ao acordo comercial entre Washington e a União Europeia. Ele ressaltou que o governo norte-americano busca influenciar o Poder Judiciário brasileiro.
Na sua avaliação, o entendimento foi de que o acordo com os europeus teve caráter comercial. Já no caso brasileiro, a alíquota de 50% divulgada por Donald Trump (Partido Republicano) representaria uma forma de pressão política.
Amorim declarou ao jornal O Globo que não havia constância de que a União Europeia tivesse sofrido um ataque ao seu sistema judicial, e que não era possível realizar comparações.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Em sua carta que justificou a taxação dos produtos brasileiros, Trump justificou o aumento pelo tratamento que o governo brasileiro tem dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem disse respeitar “profundamente”. Bolsonaro é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2022.
Amorim afirmou que o Brasil não deve se sentir pressionado a acelerar negociações, como o acordo entre Mercosul e União Europeia, devido aos acordos estabelecidos pelos Estados Unidos com outros países.
O comércio internacional está sujeito a regras e estas devem ser seguidas.
Os Estados Unidos já assinaram acordos com sete países, entre eles a China. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem progredido nas negociações.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)